Commads elege novos conselheiros ambientais

22/12/2009 15:10:27 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Kaná Manhães

Eleição foi nesta segunda-feira

Na tarde desta segunda-feira (21) foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS), no auditório do Paço Municipal. A renovação da grade foi feita na última reunião extraordinária do ano. Durante o evento aconteceu também o 1º Fórum Ambiental Atalaia, com o tema “Gestão ambiental participativa: restaurando Macaé com políticas públicas ecológicas e sustentáveis”.

Os palestrantes, o engenheiro Edgard Rangel Pessanha, da Petrobras, a mestra em educação ambiental, Maria de Lourdes Ravallet, da Semed, e o professor Mauricio Molisani, do Nupem compuseram a mesa junto com o presidente do Commads e secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz.

O evento, que foi aberto pelo presidente do conselho elegeu os segmentos da sociedade civil e das instituições empresarias. As instituições do poder público reconduzidas ao conselho são indicadas pelo prefeito Riverton Mussi. Da sociedade civil organizada foram eleitos dois representantes de associação de moradores; quatro de ONGs; dois de entidade pesqueira; três de instituições técnico-científicas; um do comitê de Bacias Hidrográficas, um de entidade rural, dois de entidades de categorias profissionais (OAB/CREA) e três representantes de instituições empresariais.

Além dos novos conselheiros também foi eleito o secretário geral do Commads que segundo o regimento interno, terá atribuições de planejamento, organização e coordenação da secretaria executiva. Para o cargo foi eleito o representante do Grupo de Defesa Ecológica Pequena Semente, do Sana, Hugo Nunes. Na secretaria executiva, cargo indicado pelo presidente, permaneceu o funcionário público, Eduardo Tavares.

Novo conselho – O Commads que foi criado em 2001, como Órgão colegiado para integrar o Sistema Municipal de Meio Ambiente, deverá contribuir para a construção de políticas públicas ambientais e possui caráter consultivo, deliberativo e normativo.

Na sua fala de abertura o presidente do Commads e secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, fez aos participantes um breve balanço de sua gestão no período anterior e prestou contas das ações realizadas no Órgão executivo da prefeitura desde que assumiu o cargo de secretário.

- Promovemos uma gestão participativa, cujo foco principal foi tornar Macaé uma cidade preparada para ser auto-sustentável, onde possamos proporcionar aos munícipes uma melhor qualidade de vida. Também estamos resgatando a credibilidade do Conselho. Já nos reunimos quatro vezes em 2009 e formamos câmara técnicas - ressaltou o secretário, enumerando ações executivas como reflorestamento e criação de parques ecológicos, resgate da fauna macaense, execução de projetos como o esgoto zero e de combate a crimes ambientais, poluição sonora (Lei do Silêncio), de resíduos sólidos (tecnológicos, pilhas e baterias), entre outros.

Para a representante da ONG - Associação Amigos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Ingrid Stigger, eleita para exercício do biênio 2010-2011, a participação da sociedade civil nos processos genuinamente já conquistados por outras gerações fortalece o conselho e ao mesmo tempo é difícil. “Participar do Commads é uma luta difícil porque a gestão de meio ambiente é de conflitos. Agora, a maturidade e o entusiasmo é que fazem as pessoas continuarem”, ressaltou.