Comunhão das artes no lançamento de Verso in’verso, nesta terça

14/04/2008 14:21:36 - Jornalista: Andréa Lisbôa

Nesta terça-feira (15), o Palavra Expressa, evento literário promovido pela Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto da Fundação Macaé de Cultura, lança o livro “Verso in’verso” de Carla Guedes e Silvana Teixeira. Sarau de poesia, mostra de artes plásticas e artesanato reunidos, a partir das 18h, no Café do Teatro Municipal de Macaé, com entrada franca.

A sensibilidade e talento das poetisas Silvana e Carla reunidos no livro ‘Verso in’verso” manifesta a oposição de estilos e temas entre elas, mas ao mesmo tempo sua completude. Neste evento, as escritoras de poesia e prosa pretendem expressar todo seus envolvimento com a arte, passando pelo canto coral, exposição de telas e de artesanato.

Silvana ressalta a completude alcançada pela junção de seus poemas com os de Carla, que é filha de uma amiga. Ela, que tem no trabalho, a opressão social e as emoções como temas prediletos, revela que sua produção vem da inspiração. “Nunca paro para sentar e escrever uma poesia. Ela vem e me faz parar”, explica silvana. Carla define o título: “Verso in’ verso porque Silvana trabalha o sentimento e o cotidiano e eu um pouco mais a razão”.

Aos 19 anos, Carla Guedes possui uma personalidade literária já marcante. Elegeu o jogo de palavras, os temas introspectivos, os conflitos interiores e a observação, levando em consideração alguns elementos do universo técnico, como a física, sua matéria-prima. Possui cerca de 100 poemas, além de crônicas. Mas sua relação com a arte vai além da literatura. Ela é praticante de canto coral, piano e violino e também pinta quadros.

Essa macaense começou a escrever aos sete anos e lançou o primeiro livro de poemas ,em 1999, as dez, o “Imaginária Flor”. Carla participou, em 2005, do 12º Festival de Poesia Falada de Macaé, com o poema “Tentativa de Poeta”, classificado em 8º lugar. Segundo ela, de dez a 16 anos, passou por um período de amadurecimento. Para Verso in’verso selecionou textos criados a partir dos 16.

Silvana Teixeira nasceu em Italva e viveu em itaperuna até 2003, quando se mudou para Macaé. Atualmente, atua na rede particular de ensino ministrando aulas de filosofia e artes, além de aula de artesanato em uma Ong. Verso in’verso é seu terceiro livro. Ela já participou da obra dos poetas do município de Vassouras “Antologias Poéticas” e lançou, em 2003, o livro “Meus... tão meus... só meus...”. Assim como Carla, Silvana começou a escreve na infância, em Miguel Pereira. Ela Possui cerca de 280 poesia, além de algumas prosas.