Comunidade da região serrana promove café da manhã para prefeitura

23/07/2009 18:20:17 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Claudia Barreto

Evento foi realizado em Glicério

A comunidade da região serrana de Macaé promoveu nesta quarta-feira (22) café da manhã para a prefeitura, em Glicério, visando discutir demandas da região. O coordenador geral da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, representou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, no encontro que contou com a presença do secretário de Ordem Pública, Antônio Franco, e os subsecretários de Meio Ambiente, Henrique Emery, de Turismo, Rosalvo Júnior.

O objetivo da reunião foi discutir uma série de assuntos referentes à captação e tratamento de água, saneamento básico e meio ambiente.

- A iniciativa foi extremamente positiva, demonstrando que quando a sociedade se organiza e estabelece um canal de interlocução com o gestor municipal buscando ações a serem implementadas, estes projetos acabam sendo facilitados por meio deste diálogo -, explicou Romulo Campos.

O coordenador da CPG informou à comunidade que o município está preparando uma audiência pública para discutir orçamento municipal, como preparatória para a discussão maior do orçamento participativo. “A CPG é o canal aberto pelo prefeito com os munícipes para recebermos as propostas da comunidade”, completa Romulo Campos.

O encontro durou cerca de quatro horas e entre as medidas que serão desenvolvidas está a intensificação de ações na área de educação ambiental, através da Coordenadoria de Educação Ambiental da subsecretaria de Meio Ambiente, em parceria com a secretaria de Educação. A comunidade também reivindicou a criação de um centro de pesquisa ambiental no Parque Municipal do Atalaia.

- A comunidade da região entende que a preservação do meio ambiente passa pela educação dos jovens que podem ser multiplicadores junto às suas famílias e amigos -, acrescenta o coordenador.

Durante o evento, o secretário de Ordem Pública recebeu denúncia de uma moradora da Bicuda Grande de que a nascente que abastece a comunidade e a escola do local está constantemente contaminada, porque o gado tem morrido dentro da nascente. “Antônio Franco pediu imediatamente ao departamento da Guarda Ambiental para fazer uma fiscalização no local e verificar se podem ser tomadas medidas para o isolamento da área, evitando a entrada do gado”, informou Romulo Campos.