Comunidade do assentamento Celso Daniel recebe equipe do PSF Itinerante

11/06/2008 14:31:53 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com o objetivo de levar a saúde em todos os pontos da cidade, a secretaria especial de Saúde de Macaé (Semusa) inovou e implantou, em 2007, o projeto “PSF Itinerante”, onde são oferecidos atendimentos na área de prevenção e promoção da saúde. Nesta quarta-feira (11) a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) esteve no assentamento Celso Daniel.

De acordo com o médico do programa, Willians Sato, os moradores da comunidade primeiramente passam pela equipe de enfermagem para aferição da pressão arterial e, em seguida, são encaminhadas para consulta clínica, onde também recebem os medicamentos e orientações. Também é feito o exame de papanicolau.

A dona de casa Aldinéia França disse que antes da implantação do projeto precisava se deslocar até a unidade da localidade do Aterrado do Imburo. “Agora, com o médico vindo até o assentamento é melhor. Além da consulta recebo todos os medicamentos necessários para o meu tratamento de hipertensão”, completou.

O médico ressaltou que a implantação do “PSF Itinerante”, já aponta alguns resultados positivos, principalmente no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida dos usuários. “Percebemos, que os pacientes hipertensos e diabéticos estão levando o tratamento com mais seriedade, além de adquirirem hábitos mais saudáveis”, completou.

Enquanto os adultos eram atendidos pela equipe médica e de enfermagem, a garotada participava de atividades de recreação, com exibição de filmes e atividades físicas. A novidades desta semana é que uma cabeleireira foi até o local cortar o cabelo das crianças, enquanto a equipe passava orientações sobre higiene pessoal e os malefícios do piolho.

Durante todo dia os moradores recebem atendimento de equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social. O secretário de Saúde, Luiz da Penha, lembrou que uma das metas do governo municipal é ampliar o PSF. “A próxima unidade a ser implantada será no bairro Aroeira, onde já existe uma equipe do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs)”, revelou.

O Programa Saúde da Família foi implantado no município em 1998. Atualmente, a cidade conta com 28 equipes do PSF e uma de agentes comunitários de saúde. As equipes do PSF têm, aproximadamente, 500 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais.