Comunidade do Engenho da Praia recebe o Projeto Dr. Saúde

31/10/2008 17:53:31 - Jornalista: Equipe Secom

Atendimento odontológico, aferição de pressão, testes de glicemia e colesterol são alguns dos serviços oferecidos pelo Projeto Dr. Saúde, uma parceria da Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher (Sedim), órgão da Secretaria Municipal Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh); Secretaria Municipal Especial de Saúde e Companhia Brasileira de Offshore (CBO), à comunidade do Engenho da Praia.

A atuação da equipe no Engenho da Praia prosseguirá nesta segunda-feira (3), levando ainda oficina de artesanato e campanhas sobre enfrentamento a violência doméstica, alcoolismo, câncer de pele, doenças sexualmente transmissíveis/Aids, segurança no trabalho, colesterol, obesidade, câncer de mama e de colo uterino e diabetes.

A articuladora de Responsabilidade Social da CBO, Célia Rocha, afirma que o Projeto Dr. Saúde tem garantido grande diferencial para as comunidades mais carentes, pois soma às ações já realizadas pela municipalidade visando o bem estar da população.

- O Grupo Fischer, da qual a CBO faz parte, realiza o Projeto Dr. Saúde em todos os municípios onde a empresa mantém base. Em Macaé este é o terceiro ano consecutivo que atuamos, trazendo boas práticas na área de saúde odontológica, tendo como parceiros órgãos da municipalidade, relatou ela, acompanhada pelo gerente da base Macaé, Paulo Roberto Ferreira Pinto.

O Projeto Dr. Saúde acontece em um ônibus equipado para atendimentos na área odontológica. Responsável pela unidade, o dentista Paulo Zakaib conta que há seis anos acompanha o projeto, já tendo atuado em Macaé nas outras duas ocasiões.

- O projeto aproxima das comunidades mais carentes a possibilidade de boa saúde oral. Desta maneira realizamos limpeza, extrações de dentes de leite, aplicação de flúor e restauração de dentes permanentes, entregando a cada paciente um kit de higiene odontológica para uso em casa, disse ele.

Acadêmicos de enfermagem e enfermeira responsável compõem a equipe da Secretaria Especial de Saúde que atua no atendimento da comunidade. Pela Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher acontecem, além da oficina de artesanato, abordagens educativas e apresentação dos programas para enfrentamento a violência doméstica.

A coordenadora de Políticas Comunitárias da Sedim, Kátia Valenty, explica que a boa relação com a CBO garante ganhos reais para a população mais carente. “A certeza de que empresas sérias como a CBO se preocupam em atuar em nosso município é algo engrandecer na medida que temos acesso a serviços de qualidade de maneira positiva e voluntária. O governo tem sua atuação enriquecida e o resultado de parcerias como esta é a satisfação da população de maneira real”, declarou Kátia.

A programação do Projeto Dr. Saúde acontecerá de quarta (4) a sexta-feira (7) na Brasília; nos dias 10 e 11 no Assentamento Celso Daniel e 12 a 14 no Lagomar. O horário de atendimento em ambas as localidades será das 9h às 17h.