Concerto no Teatro Municipal comemora o aniversário da cidade

29/07/2008 14:22:08 - Jornalista: Andrêa Lisboa

A Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, regida pelo capitão Efrahim Magalhães Berto, abriu na noite desta segunda-feira (28), no Teatro Municipal de Macaé, os eventos comemorativos dos 195 anos do município. A platéia de pé pediu bis ao final da apresentação impecável do repertório composto de clássicos da ópera a Legião Urbana.

O evento, com entrada franca, atraiu um bom público ao teatro. A banda sinfônica, que já recebeu diversos troféus, entre eles o de Campeã Nacional em Torneios de Bandas, e se apresentou em vários países comemorará, em 15 de novembro, 112 anos de apresentações. Os 65 músicos, sob a batuta do maestro titular Efrahim, apresentaram virtuosas performances, inclusive com espaço para improvisos.

Além de marchas e do Bolero de Ravel, óperas como Carmem, de Bisset, e Alvorada do Escravo, de Carlos Gomes, compuseram o primeiro bloco do espetáculo. Ainda o movimento largo e presto, 1912, de Tchaikovsky integrou a primeira parte.

O segundo bloco do concerto foi aberto com a composição “Experimento” do diretor do Centro Histórico e Cultural do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Luiz Fernando da Silva, presente ao evento. Em seguida, a Orquestra de Música Popular, que integra a banda sinfônica, apresentou pout-pourri de Luiz Miguel, Tom Jobim (com destaque para o solo de trompete), Roberto Carlos e Frank Sinatra. Também a música tema do filme Titanic, com um belo solo de sax alto, foi muito aplaudida pelo público.

A interpretação de “Assim Falou Zaratrusta”, com performances de improviso, mostrou a versatilidade da orquestra que a cada série empolgava mais a platéia. Depois de um pout-pourri com canções de Rita Lee, o espetáculo foi encerrado com a música “Será”, de Renato Russo, do grupo de rock “Legião Urbana”, surpreendendo os espectadores.

No bis, a banda atendeu a platéia com “Aquarela do Brasil” de Ari Barroso, finalizando a apresentação. “Foi maravilhoso”, elogiou o bancário aposentado, José Carlos dos Santos, morador em Macaé há 25 anos. O macaense de 70 anos, Luis Gabriel Barbosa de Araújo, considerou esse um presente especial para a cidade. “Muito bonito e emocionante”, disse a técnica em contabilidade, Maria de Fátima Azevedo.

Estavam presentes ao evento: a primeira-dama, Márcia Moraes; o coronel do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar/Macaé, Renato Caldas; a vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, Jussara Aguiar; a superintendente da Secretaria de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, Cristina Menezes e o secretário executivo de Turismo, Marcos Maia.