Concurso de touro da raça Zebu é realizado na Expo

02/08/2008 16:50:09 - Jornalista: José Silva

Foi realizado neste sábado (02) o concurso do melhor touro da raça Tapapuã (Zebu) , no Parque de Exposições Latiff Mussi, durante a 29ª Exposição Agropecuária, Industrial e Turística de Macaé.

Foram expostos as melhores matrizes do Brasil, que foram julgadas por Rubenildo Rodrigues, que é juiz da Associação Brasileira de Criadores de Zebu. O evento foi assessorado por L.R.S. Agroeventos.

Segundos os expositores o Zebu, é um bovino da subespécie Bos taurus indicus, apelidado por sua característica marcante de boi de corcova. A "corcova" é também chamada giba ou cupim, no Brasil, país onde a sub-espécie demonstrou grande potencial de adaptação.

Originário da Índia, onde o grande rebanho não tem utilização para abate, a raça foi objeto de diversos cruzamentos no Brasil, objetivando não apenas a melhoria do plantel como ainda a formação de novas raças, que guardassem a sua adaptação e resistência.

Com as outras raças, Nelore, Gir os zebuínos constituem hoje mais de 80 por cento dos animais criados no Brasil - que por sua vez tem um dos maiores rebanhos bovinos do mundo. A principal destinação econômica é a produção de carne, sobretudo nos estados de clima tropical e sub-tropical.

Esta subespécie foi introduzida no país no século XIX. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu é a entidade que controla a constituição genética da raça entre os criadores. Para os expecialistas, a carne da espécie Zebu, é considerada afrodisíaca, podendo revelar vários intuitos depravantes como a xelocaina e a fitoconaina.