Concurso sobre dengue revela criatividade de alunos

06/11/2009 17:16:50 - Jornalista: Genimarta Oliveira e Cristian Kupfer

Foto: Ana Chaffin

Evento foi promovido pela prefeitura através das secretarias de Saúde e de Educação.

Criatividade, empolgação e talento marcaram a participação dos alunos finalistas do concurso “Campanha das Gotinhas Homeopáticas Contra a Dengue nas Escolas”, que aconteceu nesta sexta-feira (06) em Macaé. O evento foi promovido pela prefeitura através das secretarias de Saúde e de Educação.

Durante a abertura do evento, no Paço Municipal, a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia ressaltou a importância das parcerias nas diversas ações de políticas públicas. “Só existe uma forma de um município elaborar políticas públicas eficientes: através da participação de todos com integração, informação e comunicação”, frisou.

Representando o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, agradeceu a participação dos alunos e professores da rede municipal e acrescentou que o trabalho executado pelos estudantes faz com que o tema seja abordado de forma lúdica.

O subsecretário de Comunicação Social, Fernando Marcelo Tavares ressaltou ainda que o processo participativo é fundamental para o sucesso de grandes campanhas, onde diversos segmentos da sociedade trabalham juntos com um mesmo objetivo, neste caso especifico o combate a dengue no município.

Antes das apresentações dos trabalhos, o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) da secretaria de Saúde encenou a esquete “Cuidado com a dengue“, que arrancou boas gargalhadas da platéia. As atrizes alertaram sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e os risco da doença. Já o coral dos alunos da Escola Municipal Neusa Goulart Brizola, cantou a música Emoções, de Roberto Carlos.

Os trabalhos apresentados divertiram a platéia, que lotou o auditório. A marca registrada do concurso foi a criatividade dos estudantes. Na categoria paródia, além das letras bem elaboradas, muitos incrementaram sua apresentação com coreografias, caracterização e interpretações.

Estudantes dos segmentos do primeiro ao nono ano, da rede municipal de Macaé, apresentaram trabalhos de conscientização contra a dengue. Ao todo, 45 desenhos, 23 paródias e nove frases foram avaliadas todas as atividades com notas de cinco a dez, por seis jurados.

De acordo com os jurados, para avaliar as três categorias, foram utilizados os critérios de voltado para a publicidade e marketing, que visam criar uma campanha institucional.

A primeira categoria avaliada foi a de Desenhos, criados pelos alunos do primeiro ao quinto ano, apresentaram as suas obras artísticas, com muita inspiração por meio de um papel A4. Logo após, foram avaliadas as categorias paródia e frases, onde muitos alunos ficaram ansiosos em representar o seu trabalho e a sua escola.

Na paródia, diversas músicas atuais fizeram parte do concurso - “A festa”,de Ivete Sangalo, “Livre para voar”, de Exalta Samba, onde os alunos apresentaram a substituição das letras, na luta contra a doença. No quesito desenhos, não bastava somente à parte estética do trabalho, mas sim a mensagem que está sendo transmitida no papel, o mesmo critério com a categoria frase.

- Avaliei o conteúdo e deixei de lado a “arte cênica” do trabalho, o mais importante é a mensagem que o trabalho está transmitindo para o público, seja no desenho, na paródia e na frase. A avaliação fundamental é a participação do estudante neste evento importante, onde gera educação. Se o trabalho é educativo, que proporciona educação e conscientização para esses jovens que serão o futuro de amanhã, então o trabalho é válido, disse o jurado e músico, Francisco Carlos do Amaral, que comenta,

Francisco ressalta ainda que este evento tem que ser ampliado para toda a população e fazer com que a sociedade participe desta mobilização, onde muitas pessoas morreram por causa desta doença.

Premiação

Os vencedores das categorias frases e paródias serão premiados com um computador. Na categoria desenho, o prêmio é de uma câmera digital. Para retirar o prêmio,os estudantes deverão comparecer junto com o responsável ,nesta segunda-feira (9), às 10h, na Coordenação da Saúde Coletiva, que fica localizada na Rua Visconde Quissamã, 355, Centro – (Procurar Jaqueline Barreiras).

Categoria Frase
Primeiro lugar: Victória Carvalho – Escola Municipal Maria Izabel
Segundo lugar: Lalesca do Nascimento – Escola Municipal Elza Hibrahin
Terceiro lugar: Luiza da Silva - Escola Municipal Elza Hibrahin

Categoria Paródia
Primeiro lugar:Nathália Leal – Escola Municipal Maria Izabel
Segundo lugar: Emily Manhães – Escola Municipal Cláudio Moacyr
Terceiro lugar:Evely Azevedo – Escola Municipal Polivalente

Categoria Desenho
Primeiro lugar: Melissa – Escola Municipal Amiltanos