Condomínio Cidadão: moradores recebem títulos de propriedade

06/05/2008 10:25:54 - Jornalista: Simone Noronha

Mais 101 moradores do Condomínio Cidadão Bosque Azul recebem nesta quarta-feira (7) títulos de propriedade de suas casas. A entrega está marcada para `Pás 17h, e será feita pelo prefeito Riverton Mussi e pelo presidente da Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa), José Cabral. Esta será a segunda entrega dos títulos feita aos moradores do Condomínio, que faz parte do Programa de Habitação do Município. No ano passado, a Emhusa entregou 75 títulos.

Com a entrega do documento, as famílias passam a ser definitivamente proprietárias dos imóveis e as casas ficam nos nomes das mulheres. O Bosque Azul, área de 600 mil metros quadrados localizada no bairro Ajuda, abriga hoje dois blocos de casas. No local foram assentadas 306 famílias que viviam em área de risco e em Área de Preservação Ambiental (APA). O Condomínio Cidadão tem as casas construídas em uma área de 150 mil metros quadrados.

Durante a solenidade, serão plantadas 200 mudas de pau-brasil e de árvores frutíferas no Condomínio. O plantio faz parte de um convênio de educação ambiental com a organização não-governamental Clube da Árvore, que também será assinado nesta quarta-feira. Pelo convênio, além do plantio de árvores será implantado um programa de coleta seletiva de lixo no Bosque Azul.

Condomínio já recebeu prêmio nacional

Por conta da criação do Condomínio Cidadão, a prefeitura de Macaé recebeu no ano passado o prêmio de Selo Cidade Cidadã, no plenário da Câmara, em Brasília. O local possui infra-estrutura urbana completa: a prefeitura construiu as redes de água pluvial e de esgoto, asfaltou as ruas do condomínio, implantou a Estação de Tratamento de Esgoto, construiu o muro e as portarias. Além disso, o Condomínio Cidadão é um dos primeiros do estado de cunho popular a ter gás canalizado. A Cedae instalou a rede de água potável e a Ampla, de energia elétrica.

As 1500 pessoas que moram nas 306 casas no Condomínio – 100 casas de dois quartos, 200 de um quarto e seis equipadas para deficientes físicos – têm assistência de uma psicóloga, três assistentes sociais, dois estagiários em Recursos Humanos e seis em Serviço Social. A Emhusa está finalizando um censo entre os moradores para detectar melhorias na qualidade de vida. Ao lado do Condomínio Cidadão, a prefeitura já iniciou as obras do Condomínio Morada das Rosas, destinado a 32 mulheres chefes de família já cadastradas pela Emhusa.