Conferência aponta políticas públicas de Saúde e Meio Ambiente

30/09/2009 15:37:31 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Robson Maia

Evento aconteceu nesta terça-feira

Mais de 500 pessoas participaram da I Conferência Regional de Saúde Ambiental do Norte Fluminense (Corsa NF), nesta terça-feira (29), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), para discutir a ação humana sobre a natureza, buscar soluções para os impactos cada vez mais graves na saúde do homem e nos ecossistemas do planeta e formular indicações de política integradas.

Os trabalhos foram abertos pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, que representou o prefeito Riverton Mussi, e por uma mesa formada por palestrantes convidados e representantes de sete municípios - Macaé, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, Campos, São João da Barra e São Fidélis.

- É com muita honra que represento o prefeito Riverton Mussi – grande parceiro do desenvolvimento sustentável de Macaé – neste evento de importância significativa para nossa região. Aqui estaremos tratando das questões graves de degradação da saúde ambiental que causam desequilíbrio e danos às gerações futuras e aqui deveremos apontar políticas públicas sustentáveis, todos juntos, governo e sociedade civil – disse Maxwell.

Durante o período da manhã, os representantes do norte fluminense ouviram atentos às palestras que se basearam nos eixos temáticos indicados pela executiva nacional para as conferências regionais deste ano: "Desenvolvimento e Sustentabilidade no Campo, na Cidade e na Floresta", proferido pelo engenheiro florestal Beto Mesquita, do Instituto Bioatlântica; "Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios”, proclamada por Maria Christina Rodrigues Menezes, superintendente estadual de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho e “Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis", pronunciado pelo secretário Maxwell Vaz, em substituição ao presidente do Inea, Luís Firmino.

Em sua palestra, Maxwell atentou para o fato de que as discussões sobre meio ambiente e saúde pública têm que ter transversalidade, percorrendo todas as secretarias do governo e na própria sociedade. "Temos que cuidar de nosso território de maneira sustentável", assegurou. Ele também citou o saneamento básico como a principal ação de política pública para garantir o equilíbrio ambiental e a saúde da população

No período da tarde, as discussões sobre as políticas públicas de saúde ambiental aconteceram nos grupos de trabalho, que definiram três diretrizes como ações estratégicas para serem indicadas na conferencia estadual. Além disso, a plenária escolheu 141 delegados natos dos municípios para representarem a Corsa NF, sendo 12 de São Fidélis, um de Campos, nove de Carapebus, 25 de Quissamã, 29 de São João da Barra, 35 de Macaé, e 30 de Conceição de Macabu. Destes, 56 foram eleitos para a etapa estadual que acontece nos próximos dias 16, 17 e 18 e quatro para a etapa nacional, no mês de dezembro, em Brasília.

Os representantes dos municípios regionais mostraram muito interesse durante as discussões de grupos quanto à promoção da saúde ambiental nos territórios e no homem e formularam políticas públicas. No final, a plenária elegeu três das nove diretrizes que serão levadas para a conferência estadual: maiores investimentos em educação e saúde ambiental; adoção de normas regulamentadoras (ISSO e HSAS) para as empresas públicas e a criação de metas sanitárias.