Conferência debate a comunicação regional

12/09/2009 09:19:31 - Jornalista: Simone Noronha

Aberta na noite desta sexta-feira (11) no auditório do Sindipetro-NF, em Macaé, a I Conferência de Comunicação do Norte Fluminense prossegue neste sábado (12), com o principal objetivo de levantar temáticas para as conferências Estadual e Nacional, que serão realizadas até o final deste ano. Na pauta de discussões, estão temas como políticas públicas de comunicação e novas tecnologias de comunicação.

- Vamos discutir temas relevantes à nossa realidade, apresentando soluções e deliberações também para a área de comunicação de Macaé. Durante a Conferência, vamos apresentar projetos como o Cidade Limpa, de comunicação visual, a reformulação do portal da prefeitura, o nosso plano de comunicação para situações de crise e a implantação do Diário Oficial do município, incluído no Plano Diretor, disse o subsecretário de Comunicação Social de Macaé, Fernando Marcelo Tavares, que está presidindo os trabalhos.

Presente na abertura da Conferência, a vice-prefeita e secretária de Educação Marilena Garcia lembrou da importância dos profissionais de comunicação para a sociedade. “Devo muito do que conquistei em uma vida pública aos profissionais de comunicação, que sempre me deram espaço para apresentar meus projetos. Daí a importância desta Conferência, que vai ajudar a discutir temas importantes que serão levados ao cenário nacional”, disse Marilena.

A secretária de Comunicação Social de Rio das Ostras, Carla Soares, parabenizou a todos pela iniciativa de promover a Conferência. “È muito gratificante ver profissionais de comunicação e estudantes da área reunidos para discutir novas idéias. Tenho certeza que sairão desta Conferência proposta de excelente qualidade para as etapas estadual e nacional”, comentou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Danilo Funke aproveitou a abertura da Conferência para defender maior apoio aos meios alternativos de comunicação, como pequenos jornais e rádios comunitárias. “Também estamos atentos à implantação do Diário Oficial do município”, ressaltou.

O diretor da Associação dos Trabalhadores em Comunicação de Macaé e Região (Atracom), Marcel Silvano, lembrou que a Conferência é também um momento de celebrar. “A Conferência é um marco histórico na democratização da comunicação. Vamos levantar aqui em Macaé pontos que serão mais tarde debatidos em todas as esferas”, disse Marcel, lembrando também da discussão sobre o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo.

A Conferência conta com cinco eixos temáticos que serão esmiuçados neste sábado pelos grupos de trabalho formados pelos participantes. O evento é organizado pela Associação dos Trabalhadores em Comunicação de Macaé e Região (Atracom) e tem o apoio do Sindipetro-NF, da Petrobras e das prefeituras de Macaé e Rio das Ostras.

Confira a programação deste sábado:

8h30 – Credenciamento
9h00 – Aprovação do Regimento Interno
9h30 – Painel: COMUNICAÇÃO: O QUE TEMOS E O QUE QUEREMOS
Convidados:
- Armando Barreto, jornalista
- Cláudia Abreu, Coletivo ComunicativistasC- Reitora da UFRJ ( a confirmar)
- Arthur William, Intervozes
Em 01/09/2009 01:04, arthur william < arthurwilliam@arthurwilliam.com.br > escreveu:
- Sônia Gomes, Mobilização Sudeste em Defesa do Diploma de Jornalismo (aguardando confirmação)

12h – Intervalo para almoço

13h30 – Grupos de Trabalho
1 - Políticas Públicas Locais de Comunicação (financiamento, gestão, produção, difusão e acesso): Facilitadores: Armando Barreto
2 - Marco Regulatório e Instrumentos de Controle Público e Social – Facilitadora: Beth Costa e e Arthur William
3 - Comunicação Pública e Comunitária – Facilitadora: Cláudia Abreu
4 – Novas tecnologias e Inclusão digital – Facilitador:
5 – Comunicação, cultura e direitos humanos – Facilitador: Vitor Menezes (Fórum Nacional de Professores de Jornalismo)

15h30 – Plenária Final
Aprovação dos relatórios dos GTs e eleição dos delegados à Conferência Estadual de Comunicação