Conferência define prioridades para a Assistência Social

06/08/2015 09:56:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Conferência foi realizada durante dois dias no Centro de Convivência do Idoso

A X Conferência Municipal de Assistência Social, com duração de dois dias, e que teve como tema principal “Consolidar o Suas de vez rumo a 2026”, terminou no final da tarde desta quarta-feira (5). O evento, realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Ajuda de Baixo, reuniu cerca de 240 pessoas, entre profissionais; usuários dos programas, serviços e projetos; e representantes de entidades não governamentais e de movimentos sociais. O encontro é a instância máxima de deliberação da política de assistência social e teve como finalidade avaliar a situação atual do setor no município e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento.

- A conferência, realizada a cada dois anos, faz um balanço das ações executadas na assistência social e é a oportunidade de nortear as políticas públicas que virão. É o momento de união entre o poder Executivo, entidades e usuários do Sistema Único de Assistência Social (o Suas). Visamos a melhoria contínua dos programas, projetos, serviços e ações que promovem o desenvolvimento social e a garantia de direitos -, disse o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e subsecretário de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Villela. O Comas está comemorando 20 anos de existência.

Durante o encontro foram definidas cinco propostas prioritárias e escolhidos oito delegados para a Conferência Estadual, que acontece em outubro, no Rio de Janeiro. Em dezembro ocorre a Conferência Nacional. Para o âmbito municipal, foram elencadas 15 prioridades. "Vamos pautar nosso planejamento com base nas propostas destacadas, observando sempre a disponibilidade orçamentária para executá-las", explicou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo. Ela destaca que o Comas é um grande aliado do poder Executivo na política social, seja para assegurar os direitos do cidadão como também para divulgar e promover a defesa dos direitos socioassistenciais.