Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente termina nesta sexta-feira

16/07/2009 16:38:30 - Jornalista: Ana Amélia Azevedo - estagiária

Foto: Robson Maia

Conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA)

Termina nesta sexta-feira (17) a 6º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé. O evento, aberto nesta quinta-feira (16) na Cidade Universitária, é promovido a cada dois anos. O objetivo é implementar ações públicas voltadas para a proteção e bem estar da qualidade de vida da criança e do adolescente no município. A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), com apoio da prefeitura.

No final do evento, serão eleitos cinco delegados municipais para representar o município na Conferência Regional. O encontro avalia a situação da criança e do adolescente no município, garantindo a qualidade de vida e a participação efetiva das autoridades e da população. A ideia é viabilizar condições para que as crianças e suas famílias resgatem seus direitos violados.

De acordo com o secretário geral do CMDDCA, Juliano Sebastian, a Conferência acontece para diagnosticar o que o município faz para assegurar que os direitos da criança e o adolescente não sejam violados. A cada encontro, esse diagnóstico é renovado para garantir os direitos humanos de cada cidadão.

Até sexta-feira, serão cinco os temas abordados: “Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades”; “Proteção e defesa no enfrentamento das violações dos direitos humanos de crianças e adolescentes”; “Fortalecimento do sistema de garantia dos direitos”; “Participação de crianças e adolescentes em espaço de construção da cidadania”; e “Gestão política”. Todos os temas estão sendo abertos para debate.

Presente na abertura do evento, a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, comentou que é dever da família e de toda a sociedade assegurar que cada criança tenha direito a saúde, educação e alimentação.

- A 6º Conferência é importante para reforçar e direcionar todas as políticas públicas. A secretaria de Educação se faz presente oferecendo todo o espaço necessário viabilizando essas ações. É muito importante o trabalho voltado para proteção da criança e o adolescente, e a Educação é a base para fortalecer o município, disse a secretária.