Congresso de Limnologia quer abrir ciência para a comunidade

29/06/2007 17:40:52 - Jornalista: Simone Noronha

Promover a integração entre a comunidade científica e a população, quebrando barreira, e mostrando a importância da preservação dos recursos hídricos. Este é o principal objetivo do XI Congresso Brasileiro de Limnologia, que acontece em agosto no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), em Macaé, com apoio da prefeitura. A Limnologia é o ramo da ciência que estuda os ecossistemas de água doce, presentes em rios e lagoas.

O tema do congresso é “Limnologia-Integrando Ciências Aquáticas e Comunidade”. Esta semana, o presidente da Sociedade Brasileira de Limnologia (SBL), Ricardo Mota Pinto Coelho, e o tesoureiro da entidade, Marcos Callisto de Faria Pereira, estiveram em Macaé acertando os detalhes do evento. O Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem-UFRJ) vai ficar responsável em levar ao congresso estudantes de ensino médio, para conhecerem perto projetos de Educação Ambiental desenvolvidos em todo o país.

De acordo com o presidente da SBL, Macaé foi escolhida para sediar o evento porque a cidade é considerada referência nacional em parceria ambiental por conta do Nupem, cuja sede foi construída pela prefeitura.

- Coordenado pelo professor Francisco Esteves, referência nacional em Limnologia, o Nupem é fruto de uma parceria que deu certo entre a UFRJ, a prefeitura e a Petrobras. Tanto que foi o Nupem que deu o pontapé inicial para que fosse criado o Parque Nacional de Jurubatiba, onde existem 18 lagoas costeiras muito bem preservadas, explicou marcos Callisto.

A principal novidade desta edição do Congresso é que pela primeira vez a comunidade local vai estar interada com os cientistas. A programação conta com palestras, workshops, feira de artesanato, painéis e mesas redondas, todos eventos abertos ao público. Além disso, os congressistas farão excursões ao Parque de Jurubatiba para conhecer de perto os ecossistemas de restinga.

A expectativa dos organizadores é de que cerca de 1,3 mil pessoas, entre pesquisadores e estudantes universitários, participem do Congresso. O evento acontece de 24 a 28 de agosto – de sexta a terça-feira – estimulando a rede hoteleira do município. As inscrições para o Congresso podem ser feitas través do site www.sblimno.org.br.