Conselho da Criança abre inscrições para Colônia de Férias

14/01/2009 23:35:16 - Jornalista: Equipe Secom

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA) abre essa quinta-feira (15) o processo de seleção dos participantes da primeira edição da sua Colônia de Férias. O tema da colônia é Prevenção às Drogas.

O projeto, que será executado pela Associação Esportiva Barroco Lopes, selecionada através de edital público, tem como parceira a Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, que colocou toda estrutura do Ginásio Poliesportivo à disposição do Conselho.

- O nosso projeto tem como foco a prevenção primária, evitando que o jovem tenha tempo ocioso. Com isso, evitamos que ele tenha o primeiro contato com as drogas. O secretário de esporte e Alex Moraes entendeu a proposta, e nos cedeu o espaço do Ginásio, explicou o presidente do CMDDCA, Antonio Felipe Gonçalves.

A Colônia de Férias do CMDDCA começa no próximo dia 19 e terá duração de três semanas, sempre de segunda a sexta-feira de 14h às 18h. "Pensamos neste horário para combater com mais eficácia o ócio das crianças provocado pelas férias escolares. O objetivo principal é evitar o contato destes jovens com drogas e a marginalidade, que serão combatidos com esporte, cultura, educação e lazer, explica o secretário geral do Conselho, Juliano Sebastian.

O projeto disponibilizará em medidas iguais três módulos: esporte, cultura e educação. Estes ainda serão subdivididos, formando diversas opções para os jovens. "Em cultura e educação teremos circo, teatro, dança entre outras atrações. A ideia é que mesmo na hora de tratar temas mais sérios como cuidados com a saúde, seja feito de forma lúdica e que prenda o interesse daquele jovem", frisa Edileny Vilaça Secretária de Projetos do CMDDCA.

A Associação Barroco Lopes é uma instituição com amplas conquistas sociais através do esporte em sua história. E o coordenador Tony Batalha acredita que esta Colônia de Férias agregará ainda mais à história da instituição. "Cultura e educação nos dias de hoje são fundamentais para a formação do indivíduo como ser humano atento às questões do meio ambiente, cultural e da sua saúde", explica Tony.

As crianças e adolescentes selecionados receberão uniforme, e terão transporte para o local das aulas, através de ônibus fornecidos pela coordenação do CMDDCA. "A nossa previsão é que sejam atendidas 550 crianças e jovens, com idade entre sete e 17 anos. Sabemos que a demanda em Macaé é muito maior, mas, entendemos que, para começar um projeto, não podemos dar um passo maior que a perna. Com certeza esse projeto será um diferencial para as famílias contempladas", acrescenta Antonio Felipe Gonçalves.

As inscrições estarão abertas nesta quinta e sexta (15 e 16), e o resultado dos selecionados será divulgado nos dias 17 e 18 em jornal local. Para participar, é necessário comparecer a um dos dois postos de inscrição, munidos de cópia dos documentos de identificação do responsável e do menor, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. As inscrições serão feitas na sede do Conselho Tutelar (Rua Conde de Araruama, 301, Centro) e no Ginásio Municipal (Alameda Manoel Carneiro da Silva, S/Nº , Riviera Fluminense). Mais informações através dos telefones: 27724268 (Conselho da Criança) e 2762-0405 (Conselho Tutelar).