Conselho da Criança de Macaé apóia campanha de cirurgias de lábio leporino

03/08/2009 10:58:55 - Jornalista: Equipe Secom

A participação de Macaé na campanha atende a uma solicitação do Ministério Público do Rio de Janeiro

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA), estará fornecendo ônibus para as famílias participarem da Operação Sorriso do Brasil, que vai promover cirurgias gratuitas em crianças e adolescentes com lábio leporino. A participação de Macaé na campanha atende a uma solicitação do Ministério Público do Rio de Janeiro.

O atendimento engloba o período pré e pós-operatório, viabilizando a recuperação completa de cada paciente. Durante a campanha, profissionais como enfermeiras, pediatras, cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos e dentistas, irão avaliar os pacientes e diagnosticar se estão em condições passar pela cirurgia. Após a cirurgia, o paciente permanece 13 dias no hospital. Os que não forem operados, ficarão apenas três dias para o período de seleção e divulgação do resultado.

De acordo com a programação da campanha, nesta quinta e sexta-feira (6 e 7), às 8h, os pacientes serão avaliados pelos profissionais no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Hospital do Fundão).

No dia oito, às 8h, será disponibilizada a lista de pacientes a serem operados, no Hospital do Fundão.
Para facilitar a ida de famílias macaenses que necessitem participar da campanha, o CMDDCA estará disponibilizando transporte, que sairá de Macaé na quinta-feira (6), às 5h da manhã. O transporte de volta, no sábado (8), também será fornecido, e sairá do hospital ao meio dia.

O paciente deverá estar acompanhado por um responsável e munido com as seguintes documentações: hemograma completo, carteira de vacinação; certidão de nascimento ou carteira de identidade, da criança e do responsável.

- Entendemos que, ações assim devem ser apoiadas. Então, para ajudar as famílias macaenses, estamos oferecendo transporte para que possam participar do processo de seleção, no Rio de Janeiro. Caso alguma família seja contemplada, também forneceremos transporte para a cirurgia, destacou o presidente do Conselho, Antônio Felipe Gonçalves.

Já nos dias 10 a 14 de agosto, os pacientes contemplados receberão a cirurgia, no Hospital do Fundão. Tanto na triagem, quanto durante a cirurgia e pós-operatório, a Operação Sorriso oferece alimentação, alojamento, e transporte interno (hospital e o alojamento), aos pacientes e acompanhantes durante o processo de triagem. A prioridade do programa são crianças e adolescentes até 17 anos.

O CMDDCA disponibiliza mais informações, sobre o transporte, através do telefone 2772-4268. É necessário confirmar o interesse até o dia 5. Para mais informações sobre como participar da seleção, a Secretaria de Saúde disponibiliza o telefone 2773-0061.

O que é a Operação Sorriso?

A Operação Sorriso do Brasil é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada em 1997. Formada por profissionais de saúde voluntários que dedicam seu tempo e conhecimento a devolver o sorriso às crianças fissuradas ao redor do mundo, juntamente com a Operation Smile Internacional já operaram 130 mil crianças no Brasil e ao redor do mundo.

O que é lábiopalatina?

O lábio leporino, conhecido como fissura labiopalatal, é uma abertura na região do lábio ou palato, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação. Existem as fissuras somente de lábio (o chamado lábio leporino), somente de palato e aquelas de lábio e palato.

A correção cirúrgica é feita pelo cirurgião plástico, sendo que a dos lábios é realizada, geralmente, aos três meses quando unilateral, e aos três e seis meses quando bilateral. A correção do palato (céu da boca) é realizada, geralmente, aos 18 meses.

Quando a primeira cirurgia do palato não resulta numa voz adequada, pode haver a necessidade de uma revisão cirúrgica, cuja época varia de acordo com o tipo de tratamento adotado pelo cirurgião plástico.

Fatores

No Brasil, estima-se que a cada 650 nascimentos, uma criança nasce com fissura labiopalatal. Existem vários fatores que tem sido implicados no seu aparecimento, tais como o uso de álcool ou cigarros, a realização de raios-x na região abdominal, a ingestão de medicamentos, como anticonvulsivantes ou corticóide, durante o primeiro trimestre gestacional, deficiências nutricionais, infecções, além da hereditariedade. A única forma de corrigi-los é através de cirurgia.