Conselho da Criança e do Adolescente faz doação para Quissamã

19/05/2009 10:47:53 - Jornalista: Equipe Secom

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé – CMDDCA doou 500 exemplares da Revista “Turma da Mônica Apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, editada em parceria com o Instituto Maurício de Souza, para o Conselho de Quissamã.

Desenhada pelo próprio Maurício de Souza, a cartilha, em forma de gibi, apresenta os direitos e deveres das crianças e adolescentes de forma ilustrada, através de situações do dia-a-dia enfrentadas pelos famosos personagens Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento, além da Mônica. “A nossa proposta é levar a força de comunicação da Turma da Mônica para o desenvolvimento de programas educativos”, explicou Antonio Felipe Gonçalves, presidente do CMDDCA Macaé.

Segundo ele, a edição da revista vai de acordo com proposta do órgão, de popularizar entre os jovens e os adultos os direitos e deveres das crianças e adolescentes. “Entendemos que, muitos não sabem ainda qual a abrangência do ECA, e chegam até a questionar a sua validade. Por isso, o conselho entendeu que temos que mostrar às famílias quais os direitos que os jovens adquiriram com e Estatuto, mas também, os seus deveres. E a cartilha explica bem isso, de forma lúdica e divertida”, ressaltou.
Os exemplares que foram cedidos ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Quissamã fazem parte de uma ação de fortalecimento da rede de atendimento e proteção em nossa região.

Segundo Maria Laine Gomes Oliveira, presidente do Conselho da cidade vizinha, os exemplares serão utilizados como suporte à Conferência Municipal daquele município. “A iniciativa do CMDDCA de Macaé repercutiu bem e serve de modelo para as nossas ações futuras. É sempre bom ter iniciativas de sucesso acontecendo do nosso lado, pois nos dá força para continuarmos a lutar pelas crianças e adolescentes de nossa região”, ressaltou a presidente.

Segundo a diretoria do CMDDCA Macaé, a ideia da doação é fortalecer a aplicação de políticas públicas para a criança e o adolescente na região. “Entendemos que os problemas que atingem uma cidade da nossa região, estão diretamente ligados às outras. Então, ajudando a minimizar os problemas de uma cidade vizinha, também, minimizamos os nossos”, afirmou Juliano Sebastian, secretário geral do Conselho.

As instituições que quiserem receber exemplares da cartilha, para realizarem projetos em suas unidades, podem solicitar gratuitamente ao CMDDCA que funciona diariamente na rua Antero Perlingeiro, 402, sala 20. Mais informações através do telefone 2772-4268. “Já para as escolas do município, estamos preparando uma ação em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, que abrangerá todas as unidades da rede”, explicou Juliano.