Conselho da Criança se reúne com secretarias da área social

17/02/2009 14:43:40 - Jornalista: Equipe Secom

Procurando cumprir um calendário de reuniões para apresentação dos projetos para este ano, a nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA) se reuniu na última semana com a subsecretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro, e com membros da subsecretaria de Infância e Juventude.

Segundo o presidente do Conselho, Antônio Felipe Gonçalves, a idéia da diretoria é ir até a sociedade, poder público e demais órgãos, mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CMDDCA, para poder contar com o apoio. "Entendemos que, dentro do poder público municipal, a Secretaria de Assistência Social, através de suas subsecretarias, deve ser a principal parceira do Conselho, uma vez que temos a função da apoiá-la, levantando demandas e apresentando políticas públicas", explicou o presidente.

Durante o encontro, que contou com a participação do vice-presidente do Conselho, Alexandre Fernandes, do secretário geral Juliano Sebastian, e da secretária de Projetos Edileny Villaça, a diretoria apresentou os projetos que estão em execução, como a Colônia de Férias, a campanha "Amanse Esse Leão", o Diagnóstico Social de Macaé, a Conferência Municipal da Criança e do Adolescente e a produção do ECA Ilustrado, em parceria com o Instituto Maurício de Souza.

Para Alexandre Fernandes, a reunião foi uma oportunidade de apresentar as ações do CMDDCA às secretarias que cuidam da área social do município. "Sabemos que o poder público deve, por lei, respeitar as decisões do CMDDCA. Mas, ao invés de impor resoluções, entendemos que a relação deve ser harmônica e de parceria. Por isso ficamos bem felizes de poder apresentar nossos projetos ao poder público", ressaltou o vice.

O secretário geral explicou alguns dos projetos desenvolvidos pelo CMDDCA. "A campanha "Amanse Esse Leão" visa conscientizar as pessoas da importância da doação ao Fundo da Criança e do Adolescente, pois além de ajudar na realização de projetos, também possibilita a renuncia fiscal. A colônia de férias veio responder a uma demanda levantada pelos conselheiros, sendo que atendemos mais de 600 crianças e adolescentes", disse Juliano Sebastian.

Para a subsecretária Bárbara Monteiro, o encontro foi positivo, pois o poder público municipal reconhece o papel fundamental do CMDDCA, e pretende ser parceiro das ações que garantam os direitos da criança e do adolescente. "O secretario Júlio Cesar de Barros faz questão de ressaltar que é fundamental a união para conseguirmos resolver os problemas sociais de Macaé. Por isso, estamos a disposição para apoiar as ações do CMDDCA, com vistas ao fortalecimento de todos, se cada um se fortalecer no desempenho de suas funções, a criança e o adolescente serão os principais beneficiados", destacou a subsecretária.

As próximas reuniões da diretoria do CMDDCA serão com a secretária de Educação, a viceprefeita Marilena Garcia, com a gestora do Fundo Municipal de Assistência Social, Lúcia Regina, com o prefeito Riverton Mussi e com o gerente de Comunicação da Petrobras UN/BC Lincon Weinhardt. "É de extrema importância e necessidade estarmos integrados com todos os setores da sociedade em prol do melhor desenvolvimento de políticas públicas para a criança e o adolescente", finaliza Antonio Felipe.