Conselho Escolar é implantado na Creche Escola Engenho da Praia

03/09/2009 16:30:02 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Divulgação

Comunidade participou da eleição

Mais uma escola da rede municipal de ensino implantou seu Conselho Escolar. A Creche Municipal Engenho da Praia realizou esta semana sua primeira eleição de conselho, envolvendo mais de 200 membros da comunidade escolar local - entre professores pais de alunos e funcionários. O objetivo do conselho e seus conselheiros é debater diferentes interesses em benefício de sua instituição de ensino. Ele é renovado a cada dois anos. A data de posse ainda não foi confirmada.

A Secretaria Municipal de Educação vem incentivando, desde o início deste ano a criação dos conselhos. Para isso foi criado o projeto “Caravana minha escola querida” que tem como objetivo também o acompanhamento do processo de reforma das escolas da rede, a implantação da informatização das secretarias.

Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, a implantação dos Conselhos Escolares é uma grande ferramenta na gestão democrática das instituições de ensino. “Os conselhos auxiliarão os diretores das escolas a levarem aos alunos um novo modo de vida, aumentando assim a qualidade do ensino na rede municipal” informou.

A dona de casa Marly Pereira Fonseca tem uma filha matriculada na creche e votou em uma das professoras candidatas à vaga no conselho. Para ela, o conselho é uma boa forma das famílias se envolverem nas decisões tomadas pela direção da escola. “Ser candidato é uma boa maneira de acompanhar e ajudar os professores no trabalho com a escola”, disse.

-O papel dos conselheiros é muito importante. Cabe a eles promover a gestão participativa, ou seja, o compartilhamento das principais tomadas de decisão dentro da escola. O conselho acompanha a aplicação das políticas educativas, faz avaliação, exerce o controle social na escola. Ele sugere novos encaminhamentos de acordo com a realidade de cada escola, informou Rafael Amorim, um dos responsáveis pela Caravana.

A criação do Conselho Escolar faz parte do Plano Nacional da Educação (PNE). No documento todas as escolas devem ter conselhos escolares ou equivalentes. O plano orienta que a composição dos conselhos escolares seja com pais, professores, alunos e funcionários de escola, além de pessoas da comunidade local sendo ainda representativo e ter uma composição ampla.

Os membros do conselho têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas. Entre as atribuições estão: Zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Já as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

A diretora da creche, Andrea de Souza Gomes, disse que a mobilização com pais, alunos e professores para a eleição, envolveu reuniões durante as últimas semanas a fim de orientar da importância da formação do conselho para a escola. “Tivemos uma aceitação positiva durante os encontros e isso se refletiu também na votação. A comunidade escolar compareceu em peso e acredito que já perceberam o quanto é necessário estar ciente da vida da escola”, avaliou.