Conselho promove I Conferência dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência

09/07/2008 15:35:37 - Jornalista: Equipe Secom

Na próxima segunda-feira (14) o Teatro Municipal de Macaé vai ser a sede da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Macaé. O evento, terá como tema central “Inclusão, participação e desenvolvimento. Um novo jeito de avançar”. O objetivo é discutir a política do município frente às necessidades reais e os direitos e deveres da população com deficiência, além de informar à sociedade sobre o direito à cidadania.

A programação começará com credenciamento, às 8h, seguido de abertura oficial com formação de mesa às 9h. Às 10h15m, o tema “Acessibilidade e Saúde” será abordado por Dr. Fernando Cotta, tendo como relatora Dra. Maria Clara Galiza de Almeida. Às 10h45m, o tema será “Acessibilidade e Educação”, com Dr. Joelson Dias, com a relatora Cristina Haas. Fechando o ciclo de palestras, às 11h15m, haverá palestra sobre “Acessibilidade e Trabalho - Reabilitação Profissional”, com Dr. Janilton Fernandes, tendo na relatoria Mônica Furny.

Na parte da tarde, a programação terá oficinas temáticas até às 15h, quando haverá plenária final com apresentação e votação das propostas apresentadas nas oficinas; leitura das propostas aprovadas para o Relatório da 1ª Conferência Municipal de Macaé dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encerramento será às 18h30m, tendo ainda na programação eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual, que será até o dia 31 de agosto. A Conferência Nacional será no dia três de dezembro.

Organizando o evento estão Hildemar de Miranda, secretário Executivo de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência; Mônica Rangel Furny, Marli Reis, assessoras da Secretaria Executiva; Maria Clara Galiza de Almeida e Jussara Natalino, membros do Conselho Municipal; Maria Cristina Haas, Coordenadora Secretaria Executiva; e Erick Brandão, Assessor de Eventos.

- A conferência vem para fortalecer o trabalho já existente em Macaé em torno da pessoa portadora de deficiência. Macaé tem ações respeitadas até nacionalmente, trabalhos que buscam melhoria na qualidade de vida desta parcela da população, disse o secertário Hildemar, ressaltando que Macaé realizou quatro Fóruns e agora promove a 1ª Conferência.

- Assuntos referentes a pessoa portadora de deficiência sempre foram tratados com seriedade pelo poder público municipal. A maior demonstração de comprometimento com o assunto foi a criação da Secretaria Executiva de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, encerrou.