Conselho promove o II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência

01/09/2005 11:26:50 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Macaé promove no próximo dia 26 o II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência. O encontro será no Teatro Municipal, a partir das 14 horas. O objetivo do II Fórum é elaborar documento para a Conferência Estadual, a se realizar no Rio de Janeiro, em dezembro. Por sua vez, a Conferência Estadual irá preparar outro documento para ser apresentado na Conferência Federal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, em Brasília, no ano que vem.

Questões como o que o município está fazendo em termos de acessibilidade, as dificuldades e as propostas para o setor serão discutidas. Segundo a assistente social Fernanda Ferreira Pereato, a acessibilidade deve se dar no trabalho, na escola, na comunicação e também no transporte dos deficientes. Ela lembra que o tema do II Fórum, “Acessibilidade: você também é responsável”, será tratado em palestras durante o encontro, que é aberto à comunidade.

Quem estará presente ao evento será a deputada estadual Georgete Vidor, que também preside a Comissão de Pessoas Portadoras de Deficiência da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Ela será uma das palestrantes. Durante o II Fórum, haverá votação dos conselheiros para escolher os quatro delegados que irão à Conferência Estadual.

Como funciona o Conselho

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência auxilia os portadores no que diz respeito às suas necessidades. O conselho oferece serviços como empréstimo de cadeiras de rodas e muletas, doação de fraldas descartáveis, tratamento dentário gratuito e transporte.

O Serviço Social do conselho atende a uma média de 150 portadores de deficiência por mês. Muitos são orientados em relação ao benefício do INSS, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Outros são encaminhados a instituições como o Cemeaes, o PADT e o Centro de Atenção Psico Social (CAPS), além do Núcleo de Saúde Mental.

Além disso, são oferecidas orientações jurídicas e familiares. Existem cinco tipos de deficiência: auditiva, visual, física, mental e múltipla (quando há mais de uma na mesma pessoa). O conselho fica na Rua Teixeira de Gouveia, nº 767, telefones: 2762-0704 e 2772-3754.