Consultório na Rua em novo endereço

04/12/2020 10:27:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Novo endereço: Rua Dr. Zamenhoff, 154, Imbetiba (próximo ao Pronto Socorro Municipal).

O programa Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde de Macaé, está com novo endereço: Rua Dr. Zamenhoff, 154, Imbetiba (próximo ao Pronto Socorro Municipal). O atendimento, que segue as regras de distanciamento social, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O programa é direcionado a quem se encontra em vulnerabilidade social (situação de rua, em condição de rua, profissionais do sexo, dentre outros) com ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população. A mudança de local tem a estratégia de melhor atender os usuários na área central do município. O programa é pactuado pelo Ministério da Saúde junto à Prefeitura de Macaé.

O atendimento, que abrange demanda espontânea, consta de trabalho itinerante de abordagem social no território (campo), ações de saúde, aquisição de documentos e encaminhamento para os serviços específicos da rede municipal de saúde, se necessário. Durante este período de distanciamento social, os atendidos também são orientados sobre a prevenção a Covid-19 e demais doenças transmissíveis, principalmente aquelas que mais acometem a população em situação de rua. O serviço oferecido conta com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, médico clínico geral, agente comunitário de Saúde e assistente social .

O programa também desenvolve estratégias que visam ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

No Consultório na Rua são levantadas informações mais relevantes do atendido para estabelecimento de ações, que visam ofertas de atenção, cuidado e de proteção para os atores prioritários envolvidos, respeitando particularidades quanto às questões como mediação de conflitos, relação com as drogas, gerenciamento de crises e transtornos mentais

O coordenador Victor Tavares (Residência em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), sinaliza a importância da articulação em rede, a escuta qualificada, o acolhimento e o vínculo como fatores importantes para o bom desenvolvimento do trabalho do Consultório na Rua. “A intenção é que as pessoas que estão em condição de vulnerabilidade , possam ter acesso à saúde. A meta é contemplar o princípio do Sistema Único de Saúde (Sus) da universalidade e equidade”, pontua.

A estratégia “Consultório na Rua’ foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011.


Fotos Relacionadas