Contagem regressiva para a Protection Offshore

18/06/2008 17:17:47 - Jornalista: Simone Noronha*

Macaé está em clima de contagem regressiva por conta da feira Protection Offshore, que começa na próxima quarta-feira (25), às 12h no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). A Protection, que entra em sua terceira edição, terá a participação de cerca de 80 empresas do setor de petróleo e gás. Organizada pela MG do Brasil, a feira tem o apoio da prefeitura.

A prefeitura de Macaé vai apresentar as suas ações de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) durante a feira. A Protection, que entra em sua terceira edição, terá a participação de cerca de 80 empresas do setor de petróleo e gás.

De acordo com o coordenador da Comissão Macaé SMS, Paulo Patrocínio Júnior, a Protection será o ambiente ideal para que o município mostre o seu trabalho no setor. “Hoje, a prefeitura de Macaé é pioneira no país na implantação de um sistema de gestão com estabelecimento de políticas e diretrizes para diminuir os riscos de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais”, comentou.

Para iniciar o Sistema de Gestão de SMS, a prefeitura já elaborou uma análise crítica inicial e está realizando encontros e palestras de conscientização para os servidores. O Sistema inclui a implantação do Plano de Controle Médico de Saúde Ocupacional, do Programa de Prevenção a Riscos Ambientais, o desenvolvimento de mapas de risco, ações voltadas para a saúde do trabalhador, coleta seletiva de resíduos e a elaboração do plano de emergência do Paço Municipal. A Comissão já assinou com o governo do estado do Rio de Janeiro protocolo de intenções para disseminar o sistema em outros municípios.

Feira terá espaço para tratamento de resíduos

A feira Protection Offshore terá três dias de exposições e palestras, que serão realizadas durante o Fórum Internacional de Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social da Indústria de Petróleo e Gás, promovida pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). A principal novidade desta edição é o programa de gestão dos resíduos sólidos gerados pelo evento, a conscientização ambiental do público e a apresentação de projetos sociais e ambientais em uma área específica, o Espaço S.A.

Neste espaço, além das exposições, haverá áreas reservadas para reuniões, centro de triagem dos resíduos sólidos da Protection Offshore 2008, oficinas de arte e artesanato, utilizando os materiais gerados no evento. A gestão de resíduos sólidos inclui a montagem de uma usina modelo de triagem de resíduos dentro do pavilhão e estruturação de cadeia para o beneficiamento de resíduos recicláveis gerados pela Feira.

A coleta seletiva e a triagem do lixo serão efetuadas por catadores do município devidamente treinados em parceria com a Federação Brasileira de Cooperativas de Coleta seletiva e Reciclagem (Febracom) O objetivo é utilizar esta experiência para iniciar o processo de formação de uma cooperativa de reciclagem no município.

Secretaria de Comunicação implanta aula de ginástica laboral

Em mais uma ação da prefeitura para diminuir os riscos de doenças ocupacionais, a secretaria Especial de Integração e Comunicação Social (Secom) implantou nesta terça-feira (17) o programa de Ginástica Laboral (GL) para funcionários. A atividade visa promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos.

De acordo com o professor de Educação Física, Ciro Sampaio Junior, o intervalo que o funcionário faz para a ginástica laboral é de muita importância para quebrar o ritmo acelerado. “O resultado do trabalho é muito significativo porque a cada dia que passa o funcionário percebe uma melhora no rendimento do trabalho, além de promover a integração do grupo e a produtividade”, explica Ciro, acrescentando que as aulas tem duração de 15 a 20 minutos duas vezes por semana.

O conjunto de práticas físicas exercidas durante o expediente, visa diminuir o sedentarismo e o estímulo do aumento da atividade física fora do trabalho. A ginástica laboral atua na prevenção, recuperação e incidências chamadas de doenças de trabalho como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho), compensando as estruturas mais utilizadas no dia-a-dia, relaxando e tonificando sem sobrecarregar o funcionário por ser leve e de curta duração.

*Colaborou: Joanna Benjamin - estagiária