Continua ampliação da rede de distribuição de água de Córrego do Ouro

29/04/2015 15:26:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: João Barreto

Obra amplia a distribuição da rede de água

Para beneficiar o distrito serrano de Córrego do Ouro, que apresenta expressivo crescimento populacional, com surgimento de novos empreendimentos e novas moradias, a prefeitura, por meio da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), continua a instalação de nova rede de distribuição de água em ruas da localidade, com o objetivo de ampliar a distribuição, pressurizar a rede existente, melhorando a pressão da água que é distribuída às residências.

A nova rede, com 2,5 mil metros de extensão, está sendo instalada esta semana na Avenida Roberto Muniz de Souza, antiga Rua Nova, que termina na RJ-168. Esta é a segunda etapa das obras de ampliação da rede de água. A primeira etapa aconteceu com a instalação da nova tubulação na Rua Alzemiro Francisco Tomaz, que se interliga à Roberto Muniz de Souza.

A rede acompanha nas ruas a antiga instalação com menor diâmetro (60 milímetros), mas que ainda funciona. Até agora já foram instalados 1,3 mil metros da tubulação, que vai chegar a ruas e becos menores que apresentam novas moradias. Na obra estão sendo instalados tubos de PVC de 150 milímetros. Esse tubos são mais fortes, podendo ser conectados a tubulações de ferro se for necessário.

O prazo de conclusão dessas obras é de aproximadamente 30 dias. As ações contam com o trabalho de homens, auxiliados por máquinas como tratores, retroescavadeira e caminhões. Após a instalação dos tubos, começa a recomposição da pavimentação das ruas. As ações acontecem de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.



Rede estará ligada à ETA Córrego do Ouro

Para atender aos novos imóveis e condomínios da localidade, completando a ampliação da rede de distribuição de água do distrito serrano, serão refeitas ou feitas cerca de 350 ligações domiciliares. A rede instalada estará ligada à Estação de Tratamento de Água de Córrego do Ouro, que funciona 24 horas por dia, dentro de sua capacidade, de 20 litros por segundo.

De acordo com o diretor de Saneamento da Esane, Pablo Caetano, a água que chega aos moradores é captada no córrego do Ouro, tratada, distribuída, sendo analisada pela Esane para garantir a sua qualidade, já que é obrigação da prefeitura oferecer à população água de qualidade e em quantidade suficiente.



Comunidade deve evitar o desperdício

Pablo Caetano ressalta a importância da colaboração da comunidade para evitar o desperdício, lembrando que a região, assim como acontece em todo o país, vem passando por estiagem, o que causa diminuição da vazão de água. “A falta de chuva causou a diminuição da vazão, que caiu cerca de 60% na região. O desperdício é grande e, para que não falte água, a população deve colaborar, evitando desperdiçar água”, completou o diretor de saneamento.

A Esane mantém em Córrego do Ouro equipe de bombeiros hidráulicos para atender as demandas da população, fazendo reparos, religações e limpeza de rede. Essa equipe funciona na base da empresa, localizada no Centro, ao lado do DPO e, no local, o morador pode solicitar ajuda para resolver os problemas com a rede de água.


Fotos Relacionadas