Continuam as obras na Avenida Industrial

29/06/2007 18:13:16 - Jornalista: Izabel Monteiro

Com o objetivo de ampliar o arco viário do município, a prefeitura de Macaé continua as obras da Avenida Industrial, que começa no trecho da Linha Azul, na Ajuda, e termina no trevo da RJ 168, nas proximidades da Linha Verde. Os trabalhos são realizados em duas frentes. Uma começa na Ajuda e a outra, próximo ao Lagomar, onde serão construídos um trevo e um viaduto. A construção da Avenida Industrial gera 120 a 140 empregos diretos.

O objetivo da Avenida Industrial é diminuir o tráfego de veículos pesados, que vem de Campos ou de outras cidades do Norte Fluminense e Estado do Espírito Santo, no Centro da cidade. A Avenida também vai ligar o bairro Ajuda com o entroncamento da RJ-106, na altura do bairro Lagomar, e com Cabiúnas.

A Avenida Industrial recebe rede de escoamento de águas pluviais, com emprego de manilhas de 1.000 a 1.200 milímetros. De acordo com o cronograma as obras serão concluídas em 14 meses. A prefeitura está investindo R$ 25 milhões na construção da nova via.

Ao mesmo tempo em que investe na abertura da Avenida Industrial, a Secretaria de Obras (Semob) iniciou a construção do prolongamento do arco viário, do qual já fazem parte a Linha Verde e a Linha Azul. As obras trabalhos também acontecem na Estrada do Tatu e já foi iniciada a pavimentação da estrada da Cancela Preta, que fará parte do arco viário, ligando vários locais do município.

O Prefeito Riverton Mussi ressalta a importância da Avenida Industrial na melhoria do fluxo de veículos no centro da cidade.

– Essa avenida vai absorver o fluxo de veículos que vêm do Norte Fluminense e do Espírito Santo em direção ao Parque de Tubos, localidades da Região dos Lagos, ou em direção ao Trevo da BR-101. Vai possibilitar que os motoristas entrem na Avenida Industrial, passem pela Linha Azul e pelo trevo da Linha Verde, onde optarão pela RJ-168 ou Aroeira. Sendo um prolongamento do arco viário vai possibilitar que os motoristas cruzem a cidade de um lado a outro, sem passar pelo Centro. Isso vai melhorar o fluxo de veículos na Barra de Macaé e na ponte Ivan Mundin, principalmente nas horas de rush – disse o prefeito.

A Avenida Industrial terá 20 metros de pista dupla, com condições de absorver o tráfego e iluminação entre as duas pistas. Será uma via construída nos mesmos moldes da Linha Azul, onde a prefeitura conclui a instalação da rede de postes de alta tensão, com cabos e transformadores.

Para o secretário de Obras, Tadeu Campos, a construção da Avenida Industrial vai valorizar a região cortada pela via, onde já surgem vários loteamentos, além de interligar regiões da cidade e de melhorar o fluxo do trânsito em áreas que hoje apresentam problemas.