Continuam melhorias na Estrada da Estrada da Turma

23/07/2009 09:51:46 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

A secretaria do Interior melhorou o leito da estrada para facilitar o acesso às propriedades rurais da região

Localizada entre o Óleo, em Glicério, e Trapiche, a Estrada da Turma, com quatro quilômetros de extensão, continua recebendo a atenção da prefeitura de Macaé, através de ações da secretaria do Interior.

Situada em região de bacia, a Estrada da Turma é constantemente alagada pelas águas pluviais, quando chove mais forte na serra macaense, já que é cortada por vários cursos d’água que nascem no alto das serras próximas. Importante para o escoamento da produção agrícola e leiteira dessa área do interior macaense, a estrada recebeu manilhamento para escoar as águas pluviais em vários trechos e reforço em laterais das pontes. Uma dessas pontes, sobre o Córrego Nossa Senhora da Conceição, tombou pela força das enxurradas no início do ano, está recebendo aterro e será reconstruída pela secretaria do Interior.

De acordo com informações do subsecretário de Interior, Carlos Magno Faturini Abreu, até o momento, cerca de 500 caminhões de aterro já foram colocados na área da ponte, para que possam ser iniciadas as obras de reconstrução da mesma. “Estamos aterrando o local, para reconstruir essa ponte. Para não interromper o escoamento da produção da área, foi aberto pelo proprietário das terras um desvio”, colocou o subsecretário.

A secretaria do Interior melhorou o leito da estrada, que recebeu bica corrida, para facilitar o acesso às propriedades rurais situadas na região, baseadas na agricultura e na pecuária. Na Estrada da Turma foram instaladas 40 manilhas de 1m por 1 metro de diâmetro, 60 manilhas de 1metro por 60 centímetros e 30 manilhas de 30 centímetros de diâmetro. Em alguns trechos, o leito da estrada foi alargado, com afastamento da cerca.

O secretário do Interior, Delorme Ramos, colocou o seu empenho na recuperação nessa e outras estradas vicinais do interior macaense. “Estamos diariamente, com nossos funcionários e com máquinas da prefeitura, atendendo às necessidades dos proprietários rurais do município. Lembramos que as estradas vicinais sofrem muito com as chuvas, e precisam de atenção frequente para que não seja interrompido o escoamento da produção agrícola e leiteira importante para a economia do município, que sempre foi um dos pilares do desenvolvimento. A Estrada da Turma, além do manilhamento e da passagem de máquinas no leito, recebeu muitos caminhões de bica corrida, uma mistura de diferentes tipos de solo brita e de pó de pedra, para torná-la transitável, atendendo às necessidades dos moradores e proprietários da região”, disse o secretário.

Estrada da Serra da Cruz também recebe melhorias

O subsecretário Carlos Magno lembrou as melhorias efetuadas pela secretaria do Interior na Estrada da Serra da Cruz, que liga o Trapiche a essa localidade da serra, onde aconteceu o Festival do Aipim no último final de semana.

- Estivemos trabalhando na Estrada da Serra da Cruz, com máquinas e homens recuperando o leito da estrada. Além da passagem de tratores, limpeza nas laterais, com corte de mato, a estrada recebeu bica corrida em vários trechos. Na Serra da Cruz, onde o Festival do Aipim aconteceu com sucesso, no último final de semana, efetuamos outras melhorias, como a limpeza e pintura na Casa de Farinha e construção da pista de motocross, falou o subsecretário.