Convênio com Governo Federal vai viabilizar obras na Ayrton Senna

30/08/2005 15:04:23 - Jornalista: Ludmila Azevedo

O Ministério da Integração Nacional poderá firmar um convênio com a prefeitura de Macaé. Nesta semana, esteve na cidade a assessora do Ministério, Telma Torreão, que visitou os canais do Capote, Fábio Franco, do Forte e a Avenida Evaldo Costa, antiga Ayrton Senna. O convênio tem com objetivo viabilizar recursos para as obras de drenagem na Ayrton Senna, identificado pela assessora como uma questão emergencial.

Para a assessora, com o crescimento da cidade, a avenida já não atende mais à demanda de captação da água das chuvas. Algumas soluções serão apresentadas através de um projeto a ser elaborado pela Semob e encaminhado ao Ministério. Toda parte de assessoramento do projeto contará com a participação da funcionária do Ministério da Integração. “Vamos orientar em alguns procedimentos que vão facilitar no trâmite deste processo, assim como em relação à parte técnica”, afirmou Telma.

A vinda da assessora a Macaé foi uma iniciativa que partiu do próprio secretário de Infra-estrutura Hídrica do Ministério da Integração, Hypérides Macedo. Os contatos junto ao Ministério têm sido mantidos através do secretário de Obras de Macaé, Tadeu Campos, em viagens a Brasília. Segundo Tadeu, o governo pretende poder incluir esse convênio no orçamento da União do próximo ano.

Enquanto é aguardada a liberação de recursos federais, a Semob vai realizar algumas ações emergenciais que vão minimizar os efeitos da chuva na Ayrton Senna. “Queremos executar essas obras como precaução para as chuvas de final de ano”, esclarece o secretário de Obras.

A assessora do Ministério também será a intermediária junto ao Ministério das Cidades, onde o secretário de Obras espera poder obter também recursos para obras de saneamento na avenida Ayrton Senna.