Cooperação entre Instituto de Ciência e UFRJ tem novos resultados

16/12/2016 09:48:00 - Jornalista: Equipe IMCT

Foto: Divulgação

Visitas técnicas a empresas fazem parte da parceria

A cooperação entre o Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) continua se aprofundando com ações de apoio acadêmico. Após deslocar os seus laboratórios de metrologia nas áreas de pressão, elétrica e dimensional para o Campus universitário e dedicar um de seus técnicos em metrologia exclusivamente para atuação junto ao curso de engenharia, agora o IMCT designou um engenheiro mecânico para atuar no desenvolvimento e consolidação de laboratórios próprios da UFRJ. Os resultados da parceria vêm contribuindo para o desenvolvimento profissional dos alunos.

O IMCT também vem atuando no relacionamento com as empresas para que os alunos realizem visitas técnicas, conhecendo na prática o que aprendem em sala de aula. Esta semana, por exemplo, o trabalho consistiu na visita à planta industrial da empresa RT Lea, localizada em Macaé e atuante na fabricação e locação de containers marítimos e outras embalagens metálicas destinadas a movimentação de cargas e equipamentos para atividades petrolíferas offshore.

O grupo de alunos das três habilitações do curso (mecânica, civil e produção) teve a oportunidade de conhecer as instalações da empresa e suas atividades de projeto, construção, manutenção, certificação e logística de embalagens e eslingas. O engenheiro civil, Dermeval Porto Maciel, sócio-gerente da RT Lea, falou sobre as atividades da empresa e abordou temas como segurança industrial, descarte de materiais, processo de certificação ISO 9.000 e responsabilidade socioambiental.

O encontrou permitiu ao grupo de alunos troca de conhecimento, com perguntas sobre os equipamentos existentes na empresa e, em especial, nos processos de certificação de produtos, já que a maioria dos estudantes também faz parte da Catena Consultoria, Empresa Júnior da UFRJ. A vivência real dos conceitos acadêmicos permite que os estudantes saiam da formação mais preparados para o mercado, sendo este um diferencial importante em um cenário cada vez mais competitivo.