Córrego do Ouro já tem água tratada

20/06/2008 18:38:47 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A comunidade serrana de Córrego do Ouro recebeu, nesta sexta-feira (20), a Estação de Tratamento de Água (ETA). A inauguração da ETA foi feita pelo prefeito Riverton Mussi, às 12h, num evento que contou com a presença de moradores da comunidade serrana, secretários, assessores municipais e vereadores. Na inauguração, o prefeito ressaltou a importâncias da obra, um antigo pedido da comunidade da serra.

- Esta obra faz parte de uma lista de reivindicações apresentadas pelos moradores de Córrego do Ouro, através de sua associação. Aos poucos, estamos atendendo todas. Para mim, trazer o saneamento básico para serra sempre foi um ponto de fundamental importância do meu plano de governo, que dando mais um passo hoje. Nosso intenção é levar o projeto para toda a região serrana, disse Riverton, ressaltando outras ações na serra, como as estações de tratamento de esgoto do Sana, de água no Trapiche.,

A Estação de Tratamento de Água de Córrego do Ouro foi construída na Fazenda Vitória, na entrada do distrito. A água distribuída à população é captada no Rio do Ouro. Com o funcionamento da ETA, os moradores do distrito vão receber água de qualidade e em quantidade suficiente.

Abrindo a cerimônia de inauguração, o diácono Sérgio Luz Silva, da Paróquia Nossa Senhora das Neves, e o pastor Edson Daudt Almeida, da Igreja Brasil para Cristo, agradeceram ao prefeito pela construção da ETA, ressaltando a importância da obra para a comunidade. “Peço as bênçãos de Deus para os funcionários da Estação e para o prefeito por mais essa obra em benefício da comunidade”, disseram os religiosos.

Em nome da comunidade, o presidente da Associação de Moradores de Córrego do Ouro, Clemilton Abreu da Costa, ressaltou as melhorias já realizadas pela prefeitura no distrito. “A comunidade se sente privilegiada porque das 18 solicitações que fizemos ao prefeito, 13 já foram atendidas, entre elas o tratamento da água”, lembrou Clemilton.

O presidente da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Água (Emhusa), José Cabral, lembrouque a obra foi feita em parceria com a secretaria do Interior. “A água que servia ao distrito era captada na Cachoeira do Salto. A construção da ETA tira sobrecarga das nascentes e é mecanismo de proteção ambiental”, comentou, lembrando que na obra Emhusa teve o cuidado que o processo de captação causasse o mínimo de impacto.

- Ao invés de captar a água através de barragem, a tomada de água é feita diretamente do rio através de um poço. Em Córrego do Ouro foi construído todo um sistema de captação, tratamento e distribuição de água. A prefeitura não construiu no distrito apenas a Estação, mas toda a captação e a rede de distribuição, já que Córrego do Ouro não contava com rede para levar a água até as residências, disse Cabral.



Durante a inauguração em Córrego do Ouro, Riverton lembrou que na próxima sexta-feira o governador Sérgio Cabral estará em Macaé para inaugurar outra obra referente ao abastecimento de água: a duplicação da adutora da Severina. “Graças ao boa parceria com o Estado, vamos resolver este problema crônico de Macaé, que é a falta d´água nas torneiras. E o que é melhor: dentro do prazo previsto”, disse o prefeito.

O prefeito também lembrou que na mesma data será ratificado o convênio já assinado com o estado para a recuperação da RJ-168 e RJ-162, que ligam Macaé à região serrana, além da duplicação da Rodovia Amaral Peixoto, em parceria com a Petrobras. No próximo dia 26, o prefeito entrega a obra de cobertura da quadra esportiva de Córrego do Ouro e as lan houses públicas do Frade e Glicério.