Covid-19: mutirão de testagem acontece segunda e terça nas Malvinas

03/07/2020 16:39:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho

Para fazer o exame é preciso levar documento de identificação e comprovante de residência

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, segue com o mutirão de testagem do coronavírus nos bairros. Nestas segunda (06) e terça-feira (07), a equipe estará nas Malvinas, de 8h às 12h, no campo de futebol do bairro. Para fazer o exame é preciso levar documento de identificação e comprovante de residência. A ação, que vem acontecendo desde o dia 17 de junho, tem como objetivo traçar estratégias de contenção do Covid-19 e de flexibilização das atividades.

Neste período o mutirão de testagem esteve nos bairros Parque Aeroporto, Barra de Macaé, Aroeira e Lagomar, foram aplicados 6.006 testes. Destes, 1.313 apresentaram reagente positivo. A gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, explica que o exame positivo não significa que a pessoa possui a doença no momento, mas, que o organismo já criou anticorpos reagentes ao vírus, indicando que, em algum momento, ela já esteve em contato com vírus. "Orientamos para que a pessoa seja afastada de suas atividades laborais, além de realizar isolamento domiciliar, fazer o uso correto de máscara e manter a higienização das mãos”, frisou.

Bairros

O primeiro bairro a receber a equipe da Secretaria de Saúde foi o Parque Aeroporto. Entre os dias 17 e 19, a equipe da Secretaria de Saúde fez 1.582 testes, sendo 80 reagentes positivos (5,06%). Já de 22 a 24, a ação foi na Barra de Macaé, com 1.537 exames feitos, sendo que 217 testaram positivo (14,12%). Nos dias 25 e 26 o mutirão foi realizado na Aroeira. Nos dois dias foram realizados 1.197 exames, com 376 casos positivos (31,41%).

Durante os dias 29 e 30 de junho e 01 de julho os profissionais estiveram no Lagomar. Nos três dias foram realizados 1.690 testes, com 640 positivos (37,9%).

Testagem

Além dos mutirões de testagem nos bairros, a prefeitura também vem atuando em outras frentes, ofertando o exame visando a coleta de dados fundamentais no rastreamento do vírus e, consequentemente na tomada de decisões como a oferta de tratamento adequado e do aprimoramento do plano de flexibilização.

A cada semana de abertura de novos segmentos da economia da cidade, os trabalhadores desses setores devem fazer o teste para retornar ao trabalho. Neste caso, os testes são agendados no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. Somente quem testa negativo pode voltar ao trabalho. Até a última quinta-feira (02), foram testadas 1166 pessoas do setor de comércio, verificando 9,01% reagente positivo.

Os testes também estão sendo realizados nos servidores da prefeitura e de outros órgãos públicos. Outro local importante de testagem é o Centro de Triagem que funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

Numa ação de cooperação técnica entre a prefeitura e o Instituto D`Or de Pesquisa e Ensino, a testagem para Covid 19 vem sendo disponibilizada por meio do aplicativo "Dados do Bem". Com metodologia de amostragem, o aplicativo seleciona algumas pessoas. Em Macaé, já foram realizados 241 testes, destes 23 reagentes (9,54%).

Enfrentamento

A prefeitura vem realizando uma série de medidas de combate ao coronavírus, como a estruturação da rede para atendimento dos pacientes com Covid-19, aquisição de respiradores, aspirador e reanimador, e reformulação de leitos do Hospital Público Municipal Irmãs do Horto (HPMIH) para atender a demanda da pandemia. O Hotel de Deus passou a ser o Centro de Quarentena para pacientes com Covid-19.

Outras ações estão sendo fundamentais neste processo, como a criação do Centro de Triagem (antigo Jorge Caldas), além da celebração de parcerias e convênios como com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, o Nupem/UFRJ, e a ação de cooperação técnica com o Instituto D`Or de Pesquisa e Ensino, que disponibiliza o aplicativo "Dados do Bem", visando a ampliação de testagem para Covid-19.