Covid-19:Testagem rápida promove busca ativa de pacientes

13/04/2021 15:26:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Bruno Campos

Nova metodologia de testes está sendo aplicada nos Centros de Triagem do Jorge Caldas, Upa da Barra e Hospital da Serra

A nova metodologia de testes aplicados pelo Centro de Triagem do Paciente de Coronavírus (CTC) agiliza a identificação de novos infectados, permitindo, assim, o bloqueio do ciclo de contágio, através do isolamento imediato dos casos.

Essa metodologia, reforçada pelo governo municipal desde o início desta semana, estabelece um novo parâmetro para análise do cenário epidemiológico de Macaé, que define as medidas de restrições e de distanciamento social previstas por decretos municipais.

Os testes são aplicados em pessoas que apresentam os sintomas iniciais de infecção, que devem buscar de forma imediata os polos dos Centros de Triagem: Jorge Caldas, UPA da Barra e o Hospital Público Municipal da Serra (HPMS).

“Iniciamos uma nova metodologia de testagem dos pacientes da COVID-19 em Macaé. Hoje o teste de antígeno é seguro e eficiente e nos permite avaliar, de forma mais precisa, o cenário epidemiológico na cidade, além de bloquear a linha de contágio ao direcionar o isolamento social do paciente testado positivo”, explica o Secretário Adjunto de Média e Alta Complexidade, Antônio Soares.

Na segunda-feira (12), 119 testes de antígenos foram aplicados pelo CTC do Jorge Caldas, com resultados positivos para infecção por Coronavírus em 51 dos casos. Essa metodologia será ampliada no município, para garantir o mapeamento dos índices de contágio identificado por bairros, alcançando também familiares e pessoas próximas aos pacientes testados positivos.

“Tivemos uma avaliação positiva da equipe da UFRJ que participa do nosso Comitê, em relação as ações de identificação de novos pacientes e na assistência aos pacientes graves. Criamos um sistema eficiente de busca a pessoa contaminada para definir o bloqueio de transmissão. Estamos reestruturando a rede para ampliar esse processo”, assegurou o secretário.