Covisa fiscaliza comercialização da cerveja Belorizontina

06/02/2020 13:59:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Fiscais cumprem a determinação da Portaria 262 da Secretaria Estadual de Saúde

Fiscais da Divisão de Alimentos da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), da Prefeitura de Macaé, percorrem supermercados, entre outros estabelecimentos, para verificar se a cerveja Belorizontina, da cervejaria Backer, está sendo comercializada no município. O produto intoxicou consumidores e fez vítimas fatais, com intoxicação da substância dietilenoglicol.

De acordo com informações do coordenador da Covisa, Ângelo Luz Martins, a fiscalização nos supermercados e outros estabelecimentos está obedecendo o Decreto 262, da Secretaria Estadual de Saúde, de 17 de janeiro, que determina a interdição cautelar, suspende a venda, comercialização e a distribuição da cerveja da empresa Backer em todo o Estado do Rio de Janeiro.

"Percorremos os supermercados no município e, por enquanto, não encontramos o produto sendo comercializado. No entanto, pedimos a colaboração de todos para que caso encontrem a cerveja, entrem em contato conosco para informar imediatamente, para que possamos tomar as providências", explicou.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que até o dia 31 de janeiro, foram notificados 30 casos suspeitos de intoxicação por dietilenoglicol. Entre as pessoas sob supervisão, estão 26 homens e quatro mulheres.

Os pacientes apresentam quadro de insuficiência renal aguda, com evolução rápida, além de alterações neurológicas centrais e periféricas. De início, a substância anticoagulante havia sido encontrada em garrafas da cerveja Belorizontina e Capixaba.

Quem encontrar algum estabelecimento que esteja comercializando o produto, poderá entrar em contato pelos telefones 2762-0935 ou 2759-2926, de 8h às 17h, para informar aos fiscais.

A Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria de Saúde, fica na Rua José de Aguiar Franco, 2150, Costa do Sol.


Fotos Relacionadas