CPG participa de congresso do Movimento Brasil Competitivo

03/08/2009 17:55:18 - Jornalista: Janira Braga

Acompanhado dos gerentes de Transportes da CPG, Jorge de Brito e da Cidade Digital, Juvêncio Papes, Romulo participou da programação, onde estava também o prefeito do Rio, Eduardo Paes

Melhorar a gestão pública com foco em resultados na administração de projetos e otimização de recursos, redução de despesas e aumento na receita, assim como fomentar discussões sobre o desafio da gestão pública para o desenvolvimento do município e o bom atendimento ao cidadão. Com esse objetivo, o presidente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, participou dia 28 de julho, em Brasília (D.F.), da sétima edição do Congresso Internacional Brasil Competitivo, que teve como tema “Gestão Pública”.

O evento foi realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e durante o Congresso, foram mostrados painéis que apresentam casos de sucesso na melhoria de gestão pública dos estados, municípios e organizações que aderiram ao Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP).

- O objetivo do governo Riverton Mussi é estimular o crescimento sócioeducacional e econômico do município e valorizar o cidadão, por isso, tanto o atendimento feito pela prefeitura ao munícipe como pessoa física, quanto os projetos que beneficiam um bairro e toda a população, precisam passar pelo conceito de gestão. A modernização da gestão pública é uma forma de criar um elo com a comunidade e facilitar a comunicação entre o cidadão e poder público – avaliou o presidente da CPG.

Acompanhado dos gerentes de Transportes da CPG, Jorge de Brito e da Cidade Digital, Juvêncio Papes, Romulo participou da programação completa do congresso internacional. Ele destacou que o retorno para a população com a modernização da gestão publica é o maior ganho do novo conceito de desburocratização do serviço público municipal.

- Nossa grande preocupação é criar mecanismos de coordenação e integração que facilitem as ações entre a comunidade e o governo, diminuindo sobreposições e ao mesmo tempo, articulando esforços e o uso coordenado de recursos com vistas ao alcance de resultados - afirmou Romulo, acrescentando que as políticas públicas serão implantadas em Macaé em consonância com a Agenda Nacional de Gestão Pública – uma parceria do Movimento Brasil Competitivo e a secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – e a Carta de Brasília de 2008, assinada pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração juntamente com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.

Ministro do Planejamento ministra palestra de abertura

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, fez a palestra de abertura do Congresso Internacional Brasil Competitivo, quando apresentou as ações de melhoria de gestão no Governo Federal.

Sob a mediação de Bruno Quick, gerente da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE, o painel “Iniciativas para melhoria da Gestão Pública – Casos de Sucesso” recebeu Rubens Curado Silveira, Secretário Geral do Conselho Nacional de Justiça; o presidente do INMETRO, João Alziro Herz da Jornada e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Armínio José Abreu Lima da Rosa. Quem fez a introdução do tema foi o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração, Paulo César Medeiros.

O painel “O desafio da Gestão Pública para o desenvolvimento dos Municípios”, foi introduzido pelo presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Júnior. Os convidados que formaram a mesa foram Carlos Homero, representante da Prefeitura de Curitiba; Clóvis Magalhães, Secretário de Gestão da Prefeitura de Porto Alegre; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; e Maguito Vilela, prefeito de Aparecida de Goiânia.

O presidente-fundador do MBC, Jorge Gerdau Johannpeter, fez a introdução do painel “O desafio da Gestão Pública para o Brasil”. Junto do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda e do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, estiveram Eduardo Campos, de Pernambuco, Jaques Wagner, da Bahia, Marcelo Déda, do estado de Sergipe, Paulo Hartung, do Espírito Santo, Teotônio Vilela, de Alagoas, e a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. A palestra internacional, que encerrou o Congresso, contou com a presença do gerente geral mundial de Governo da Microsoft, Matt Miszewski.

O que é o Movimento Brasil Competitivo

O Movimento Brasil Competitivo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos ou econômicos, apolítica e apartidária. Fundado em 2001, o MBC articula uma série de projetos na área de Benchmarking, Gestão Pública, Gestão Privada, Inovação e Veiculação de Índices.