Cras do Aeroporto recebe palestra comunitária

10/09/2013 18:44:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Sessenta pessoas participaram do evento, além da coordenação do programa Bolsa Família do município

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e a economia do consumo de energia foram os temas abordados para os moradores do Parque Aeroporto nesta terça-feira (10) na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro. A programação, que contou com cerca de 60 participantes, foi ministrada pela coordenação do programa Bolsa Família do município e de programas sociais da Concessionária Ampla.

A dona de casa Marcele Martins, 29 anos, foi uma das que fizeram questão de assistir à palestra. “Estou desempregada, tenho filho pequeno e acho bastante necessário saber sobre alguns benefícios sociais. Quero me cadastrar no 'Bolsa Família'. Conheço várias pessoas que ainda não têm informações sobre este programa. Mas, com certeza, a partir de hoje vou repassar o que aprendi”, disse.

Da mesma opinião é a dona de casa Rose Keli das Chagas, de 38 anos. “Moro com minha mãe de 65 anos e meus dois filhos. Estamos passando por dificuldades financeiras e estas informações sobre o cadastro único vão nos ajudar”, disse.

De acordo com a coordenadora do programa Bolsa Família Municipal, Orciléa Motta, o cadastro único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias que recebem renda mensal até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos. “Por meio do Cadastro Único, podemos conhecer a realidade socioeconômica das famílias e saber de informações sobre o núcleo familiar. A intenção é reduzir a situação de vulnerabilidade social destas famílias”, disse.

Durante o encontro, os moradores receberam informações sobre programas sociais como Bolsa Família e Tarifa Social. “Os interessados em receber o 'Bolsa Família' devem estar atentos sobre questões como ter filho matriculado na escola pública e com frequência adequada”, disse. A coordenadora assinalou ainda que as famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem se cadastrar no Cad Único, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e permanência em programas sociais implementados pelo poder público.

Tarifa Social - Durante a palestra ministrada pelo coordenador de Programas Sociais da Ampla, Marcos Magno, foi enfatizada a questão da tarifa social, desconto na conta de energia criado pelo Governo Federal destinado às famílias de baixa renda. Na programação, os participantes tiveram acesso à casa de energia.

Para receber o desconto, a família deve estar inscrita com Cad Único com renda por pessoa de até meio salário mínimo ou família com renda de até três salários mínimos, que tenha algum portador de doença ou que necessite de uso de aparelho ligado à energia elétrica. Na lista de atendimento também estão os contemplados com Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar de até um quarto do salário mínimo. “Se a pessoa atender aos critérios, o desconto de energia pode chegar a 65%”, explicou Magno.

Os moradores tiveram a oportunidade de trocar as lâmpadas incandescentes por econômicas. A próxima palestra comunitária da Ampla será no dia 27 no Cras do Botafogo, que fica na Rua Antonio Bechara Filho.

Cras - Segundo a coordenadora do Cras-Aeroporto, Márcia Estulano, cerca de 200 pessoas são atendidas mensalmente no Centro de Referência de Assistência Social. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Professor Francisco Pires, Aeroporto.

Entre as atividades oferecidas estão oficinas de dança, capoeira, música e artesanato. Elas são ministradas pela equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e estagiários. O local funciona com Serviço de Convivência de Idoso e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, direcionado a crianças e jovens na faixa de seis a 17 anos.