CRD oferece curso teórico e prático para profissionais da saúde

01/12/2008 17:32:44 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Visando ampliar o atendimento do diabético na rede municipal de saúde, o Centro de Referência ao Diabético (CRD), da secretaria especial de Saúde de Macaé (Semusa), inicia curso de capacitação da Oficina do Pé para profissionais de enfermagem e fisioterapeutas. A primeira turma terá aula nesta quarta (3) e quinta-feira (4). O curso é ministrado pela fisioterapeuta Fabiana Rabello da Silva e pela podóloga Jacqueline da Penha Esteves.

- Nosso objetivo é levar conhecimento e prestação de serviço na área urbana e serrana nas unidades de Saúde e nos postos do Programa Saúde da Família (PSF). Somos uma referência no tratamento ao diabético na região e queremos ampliar o atendimento para facilitar o acesso de todos. Esta ação faz parte do plano de governo do prefeito Riverton Mussi, para que todos tenham tratamento garantido, neste caso para o Diabetes – explica a gerente do CRD, a assistente social Beth Gavazzi.

O CRD conta com uma equipe multidisciplinar de podólogas, psicólogas, fisioterapeutas, nutricionistas, assistente social e endocrinologista. Entre as atividades está a Oficina do Pé, que ensina os cuidados básicos que o paciente deve ter. Entre eles estão: não remover cutícula, não usar esmaltes, cortar a unha com cuidado, manter uma boa higiene.

Para o próximo ano, o CRD fará cursos de capacitação em três oficinas: do Pé, Insulina e de Alimentos. As inscrições já estão abertas no Centro, que fica na rua Benedito Lacerda, nº 103, na Pororoca, atrás do Mercado de Peixes, das 12h às 17h.