CRD realiza atividades físicas com diabéticos

03/07/2008 16:34:33 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Proporcionar uma qualidade de vida ao diabético, mantendo- o saudável. Com este objetivo, o Centro de Referência ao Diabético (CRD) realiza de segunda a quinta-feira, pela manhã, atividades físicas com os participantes do programa. O CRD fica na Rua Benedito Lacerda, 103, no bairro Pororoca. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

- Com este tipo de trabalho, fortalecemos a cada dia práticas que privilegiem a prevenção, através de ações voltadas para quem não é diabético. Além disso, é com o acesso do diabético à informação e ao serviço de qualidade, que transmitimos o conhecimento de fatores complicadores e doenças relacionadas à doença, como problemas renais, que podem ser prevenidos. - explica a assistente social do CRD, Patrícia Rabelo de Barros.

Ainda segundo a assistente social, o CRD desenvolve ações de promoção da assistência de qualidade ao usuário. “A prática de atividades físicas é importante em qualquer fase da vida, e sempre trará benefícios para quem a transforma em rotina. Especialmente, aquela parcela da população que tem uma vida sedentária e, em função disso, está desenvolvendo problemas de saúde como diabetes, hipertensão e obesidade. Estes tipos de doenças podem ser prevenidos e evitados, quando cada um de nós opta por levar um estilo de vida que priorize a qualidade e o bem-estar físico, mental e social” completa Patrícia.

Com uma equipe multidisciplinar, composta por endocrinologistas, nutricionista, assistente social, fisioterapeutas, psicólogas e podóloga, atualmente, o CRD de segunda a quinta-feira pela manhã, oferece aos diabéticos atividades físicas. A aula é supervisionada pelas fisioterapeutas Graziele de Oliveira César e Fabiana Rabello da Silva. Há duas opções de atividades, em grupo ou individual. O CRD realiza ainda sessões de fisioterapia. A Oficina do pé dispõe de um podólogo, que informa sobre como cuidar dos pés, como prevenir rachaduras. O Centro desenvolve ainda o trabalho artesanal com o grupo Mulheres Diabéticas.