Criada comissão de implantação de cursos da UFRJ em Macaé

17/02/2009 10:27:41 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Luiz Bispo

Cursos vão funcionar na Cidade Universitária

Representantes dos setores da Educação e da Saúde no município, com a direção da Cidade Universitária da prefeitura de Macaé, criaram uma comissão que tem como objetivo acompanhar o processo de implantação dos cursos na área de Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por meio da parceria entre o município e a instituição.

Nutrição, Enfermagem Medicina, Farmácia e Química são alguns dos cursos oferecidos pelo campus, a partir do segundo semestre deste ano. Nesta segunda-feira (16), a presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Marilena Garcia, e o vice-presidente, Joelson Tavares, se reuniram com a reitoria da UFRJ, acertando os últimos detalhes da parceria do município.

Na ultima sexta feria (13), foi realizada a primeira reunião, debatendo os principais pontos a serem trabalhados. Segundo Joelson Tavares, a comissão tem como objetivo ajustar a estrutura do município e suas opções, com o processo de ensino da instituição do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes a reunião coordenadores dos programas de Saúde no município, médicos e profissionais da Educação, além do diretor do Hospital Municipal de Macaé (HPM), Felipe Barreto, e a subsecretaria de Educação, Conceição Rosa.

Foi acertada durante a reunião, a formação de subcomissões que, através de suas atribuições se reunirão periodicamente, a fim de acompanhar processo logístico, operacional e burocrático dos cursos. As subcomissões estão classificadas em quatro grupos: atenção básica, hospital de ensino, estrutura física e ações de extensão. Eles se reunirão quinzenalmente e a cada mês serão realizados encontros gerais.

Segundo a presidente da Funemac, a comissão funcionará durante todo o ano e acompanhará as atividades do campus durante o inicio do segundo semestre, com os cursos já iniciados. O vice- presidente lembrou que a estrutura contará com laboratórios e estará pronta em tempo, para o inicio imediato das aulas.

- Já iniciamos as obras para a construção dos laboratórios e em seguida daremos início à construção do novo prédio onde os alunos terão um espaço definitivo de ensino, acrescentou.