CTA Itinerante atende à região serrana

06/08/2009 16:21:15 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Com objetivo de ampliar o acesso e levar educação e prevenção à população sobre doenças sexualmente transmissíveis e a Aids, a secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação do Programa DST/Aids, promove teste gratuito e rápido anti-HIV. Esta semana, o Centro de Testagem Anônima (CTA) Itinerante, atendeu cerca de 70 pessoas no Hospital da Serra, no Trapiche.

Durante o dia, as pessoas fizeram teste rápido anti-HIV e hepatite B, e dos testes de hepatite C e sífilis. O evento contou com palestra e aconselhamento individual sobre a forma de contaminação, exposição de riscos, entre outros.

Segundo o enfermeiro e diretor técnico, Luciano Simas, desde o início do projeto CTA Itinerante mais de 300 pessoas fizeram os testes HIV. “O resultado do teste rápido sai em 20 minutos. O teste é importante para o diagnóstico precoce da doença. Quando a pessoa é diagnosticada como soro positivo, ou seja, não desenvolveu a doença, inicia o tratamento o quanto antes, e evita o surgimento das doenças oportunistas”, explica o diretor técnico. Ele ressalta ainda, que uma pessoa infectada pode ficar de cinco a 10 anos sem apresentar os sintomas. No atendimento no Hospital da Serra, não houve nenhum caso soro positivo.

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento, composta por aconselhadores, técnicos de prevenção, técnicos de laboratório, psicólogo e pessoal administrativo, vem percorrendo o município, inclusive a região serrana, levando todos os serviços de testagem e aconselhamento, além da distribuição de preservativos.

Além do CTA Itinerante, a população pode fazer o teste anti-HIV na sede do Programa DST/Aids que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, na rua Velho Campos, 354 no Centro.