CTA Itinerante estará nesta quarta no Parque Aeroporto

20/07/2009 15:57:02 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O projeto CTA Itinerante do Programa Municipal DST/Aids da Secretaria de Saúde de Macaé, realiza nesta quarta-feira (22) mais uma ação no bairro Parque Aeroporto. A iniciativa tem a finalidade ampliar a oferta e o acesso da população a diversos exames, garantindo o sigilo e o anonimato.

Durante todo dia, os profissionais do programa estarão realizando atividades preventivas com orientações e distribuição de preservativos, além de oferecer o teste rápido anti-HIV e hepatite B, os testes de hepatite C e sífilis. “Os moradores do bairro poderão participar de palestra e de aconselhamento individual, sobre a forma de contaminação, exposição de risco, entre outros”, disse a coordenadora do Programa, Vera Andrade.

O diretor técnico do Centro de Testagem e Aconsamento (CTA), enfermeiro Luciano Simas, lembra que o projeto estará na sede da Ong Movimento da Diversidade Sexual, e tem como alvo principal, o público GLBT. A Ong funciona na rua Joaquim Rosa, 501, no Parque Aeroporto.

- É importante lembrar que toda sociedade pode participar, pois não existe mais grupo de risco, mas sim comportamento de risco. Todo indivíduo que pratica sexo sem proteção esta enquadrado neste comportamento de risco, independente da classe social, raça ou religião, alerta.

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento, composta por aconselhadores, técnicos de prevenção, técnicos de laboratório, psicólogo e pessoal administrativo, vem percorrendo o município, inclusive da região serrana, levando todos os serviços.

- O teste é importante para o diagnóstico precoce da doença. A pessoa enquanto é diagnosticada como soro positivo, ou seja, não desenvolveu a doença, e inicia o tratamento o quanto antes, evita o surgimento das doenças oportunistas. Uma pessoa infectada pode ficar de cinco a 10 anos sem apresentar os sintomas, explica.

Além do CTA Itinerante a população pode fazer o teste anti-HIV na sede do Programa DST/Aids que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, na rua Velho Campos, 354 no Centro.

Os usuários contam com todo tratamento gratuito e uma equipe multiprofissional com infectologista, ginecologista, dermatologista, fisioterapeuta, nutricionista, dentista, psicólogo, enfermeiro e assistente social.