CTA Itinerante leva educação, prevenção e testagem

01/04/2009 11:58:49 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com objetivo de ampliar o acesso e levar educação e prevenção a população sobre doenças sexualmente transmissíveis e a Aids, a secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação do Programa DST/Aids inicia na próxima semana a temporada 2009 do projeto Centro de Testagem Anônima (CTA) Itinerante. A primeira ação será na próxima terça-feira (7).

A coordenadora do programa, Vera Andrade, ressalta que este ano o projeto acontecerá uma vez por mês. “Estaremos com nossa equipe em diversas unidades de saúde, inclusive da região serrana, levando todos os serviços de testagem e aconselhamento. A oferta do teste anti-HIV e demais sorologias é uma estratégia para prevenção do HIV/AIDS, onde o diagnóstico precoce possibilita uma assistência adequada”, disse a coordenadora, lembrando que no dia sete o CTA Itinerante estará no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, de 9h às 17h.

Verá acrescentou que a data para reinício do projeto foi escolhido por ser o Dia Mundial de Saúde.

- O CTA itinerante mostrou-se como uma importante estratégia de acessibilidade ao teste, assim como de prevenção das DST/AIDS, divulgando o serviço de referência e a importância da realização destes exames para o diagnóstico precoce dos mesmos, falou.

O diretor técnico do CTA, Luciano Pimenta Simas, explica que a escolha do local também foi estratégica, pois em dezembro quando aconteceu o projeto Itinerante durante uma semana no Jorge Caldas, a média de atendimento diário chegou a 100. “A aceitação da população foi muito positiva e o local tem toda estrutura para atender a demanda”.

Os resultados dos exames realizados são entregues na sede do Programa DST/Aids pela equipe do CTA, num período de 15 dias. Atualmente 693 pacientes com diagnóstico de HIV e Aids, estão em acompanhamento. Deste total 353 são homens, 323 mulheres e 17 crianças.