CTA itinerante promove teste gratuito anti-HIV, no Hospital do Trapiche

04/08/2009 12:04:11 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Com objetivo de levar orientação e prevenção à população, nesta quarta-feira (5), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza, no Hospital de Trapiche, das 9h às 16h, teste gratuito de anti-HIV, sífilis e hepatite B e C. Promovido pela prefeitura de Macaé, por meio, da secretaria de Saúde e do Programa Municipal DST/Aids, a equipe é composta por 15 profissionais, que percorre o município, levando o serviço.

Quem realiza o teste conta com apoio e orientação da equipe técnica do programa antes e depois do resultado. Após o aconselhamento, a pessoa é encaminhada para fazer o exame no laboratório. O resultado leva de 20 a 30 dias para ficar pronto e deve ser recolhido no Programa DST/AIDS. Além da praticidade dos exames, a entrega do resultado é, no máximo, em 30 minutos, e tem 99% de acerto. Mas diferente dos exames realizados no próprio órgão, este serve apenas para detectar casos de HIV.

Para realizar o teste não é necessário estar em jejum, apenas fazer uma refeição leve e não esquecer do RG. O resultado é confidencial e apenas com o documento é possível pegar o mesmo, que não é entregue a terceiros. Um adolescente, a partir dos 13 anos, pode fazer o exame sem o responsável presente, apenas levando o documento.


Segundo o diretor técnico do CTA, enfermeiro Luciano Simas, o objetivo do evento é promover a discussão sobre o assunto, minorar o preconceito e esclarecer a população sobre a doença, que apesar de comum, ainda é cercada de mitos e desinformação. “A função do CTA é trabalhar os riscos da contaminação, realizar um trabalho preventivo. Qualquer pessoa pode participar dos exames e não precisa estar em jejum”, comentou.

Em caso de resultado positivo, a pessoa receberá orientações e será encaminhada ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para serem feitos outros exames, além receber acompanhamento médico adequado. A missão do projeto é que as pessoas fiquem cientes de sua condição sorológica em relação ao HIV. Independentemente do resultado, o propósito é conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde.

Além do CTA Itinerante, a população pode fazer o teste anti-HIV na sede do Programa DST/Aids que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Velho Campos, 354 no Centro. Todo tratamento é gratuito.