CTA Itinerante realiza testes rápidos DST/Aids no bairro Ajuda de Cima

29/09/2009 15:16:02 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Com objetivo de levar educação e prevenção à população sobre doenças sexualmente transmissíveis e a Aids em locais mapeados pelo aspecto da fragilidade socioeconômica de cada região, o Programa Municipal DST/Aids, da secretaria de Saúde de Macaé, realizou nesta terça-feira (29), no Programa Saúde Família(PSF) da Ajuda de Cima, o Centro de Testagem Anônima(CTA) Itinerante. A equipe é composta por 15 profissionais, que percorrem o município levando o serviço.

A pessoa com interesse em fazer o exame, passa por um pré-teste, ou seja, uma psicóloga realiza aconselhamento individual onde analisa se a situação que colocou o indivíduo em risco, de fato, merece o exame. “Existem muitas pessoas que não tem quaisquer tipos de informações sobre a maneira que pode levá-la a contrair algumas doenças, como a Aids. Essa pessoa acredita que certa atitude a colocou em situação de risco e quer fazer o teste”, explicou o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso.

Segundo o diretor técnico do CTA, enfermeiro Luciano Simas, o objetivo é promover a discussão sobre o assunto, minorar o preconceito e esclarecer a população sobre a doença, que apesar de comum, ainda é cercada de mitos e desinformação. “A função do CTA é trabalhar os riscos da contaminação, realizar um trabalho preventivo. Qualquer pessoa pode participar dos exames e não precisa estar em jejum”, comentou.

- Esta é a primeira vez que faço exame HIV. Tive várias oportunidades de fazer os exames, mas não tinha tempo. Hoje chegou o dia. Se o programa não chegasse à comunidade ficaria muito difícil pra mim, comentou a moradora da Ajuda de Cima, Gerusa Siqueira, 34 anos.

Durante o evento, os profissionais do Programa DST/Aids distribuíram preservativos e cartilhas socioeducativas para os moradores. Cerca de 140 pessoas realizaram o teste rápido HIV e sífilis, possibilitando o diagnóstico das doenças e assistência adequada aos portadores do vírus.