Cultura: coordenadorias implementam novos projetos

02/03/2009 14:55:05 - Jornalista: Eloísa Seady

A cultura macaense iniciou o ano com um novo cenário. A recém formada Subsecretaria de Cultura, que tem como gestor Ely Perón Frongilo, instituiu coordenações de Literatura, Artes Cênicas, Música, Canto, Dança, Audiovisual e Artesanato, com objetivo de traçar uma história da cultura macaense.

Fundada em 1941, a Biblioteca Pública Dr. Télio Barreto, passa a ter uma coordenação de Literatura, a cargo da professora Claudia Márcia Rocha, que já vislumbra uma parceria com as secretarias de Educação e de Acervo e Patrimônio Histórico para revigorar a biblioteca.
Claudia ressalta que já está em estudo o planejamento para as novas ações que serão implementadas na Biblioteca, incluindo workshops, palestras com especialistas da área, palestras com escritores, dentre muitas outras ações.

Jussara Pereira assume a coordenação de Canto com muita empolgação, já que é uma das integrantes do Coral da Cidade de Macaé. “Queremos promover encontros dos corais de Macaé e região, além de levar o nosso Coral para se apresentar nas escolas da periferia. Fazer este intercâmbio será maravilhoso”, comentou.

Na coordenação de Dança, está Nikka Gripp, uma das percussoras de escolas de dança no município. Nikka está em um ritmo pra lá de acelerado: projetos e vontade é que não faltam. “Vamos implementar workshops para professores bailarinos e coreógrafos, pois talento é que não falta nesta cidade. Com determinação tornaremos Macaé um Pólo de Dança”, explicou.
]
Com um desafio e tanto pela frente, está Alexandre Chaloub, coordenador de Audiovisual, que com muita dedicação vai fazer um arquivo de tudo o que será promovido pela Subsecretaria de Cultura. “O acervo cultural de uma cidade é fundamental para o seu crescimento, é a herança de um povo”, comentou.

As artes cênicas ganham um novo gestor: Olavo Carneiro, que vê nas políticas públicas um dos grandes filões deste mercado. “Viabilizarei um estudo da cadeia produtiva que apontará as deficiências do município. A partir desse estudo conhecer e valorizar as atividades locais”, explicou.

E os tricôs, crochês, fuxicos e tudo que diz respeito aos artesãos? De acordo com a responsável do artesanato, Neide Santos, a Baiana, em breve a loja Macabaíba será reaberta e várias parcerias estão sendo firmadas, dentre elas com o Sebrae. “Teremos cursos de capacitação e consultoria, além do apoio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Fumdec, disponibilizará uma Kombi para realizarmos feiras itinerantes dentro do município”, lembrou.

Fechando as coordenações está a de Música. Regida pelo maestro Lúcio Duval, este setor vai abrir espaço para os artistas macaenses mostrarem seus trabalhos . “Inicialmente estamos mapeando os lugares onde é possível realizar eventos culturais e artísticos, como também um cadastramento dos músicos profissionais e bandas que temos no município. O objetivo é termos um banco de dados, que futuramente poderá ser publicamente disponibilizado, aproximando assim o artista dos empresários culturais”, salienta o coordenador.

A Galeria Hindemburgo Olive está a cargo de Jorginho de Paula. O novo curador é um artista com sede de divulgar a arte macaense. “Estamos iniciando os nossos trabalhos fazendo um cadastro de todos os artistas plásticos da cidade. O nosso objetivo é levar o nome desses artistas para a esfera estadual e quiçá, nacional”, ressaltou.