Cultura e Educação fecham parceria para a Semana da Criança

14/09/2009 17:27:56 - Jornalista: Eloisa Seady

Foto: Bruno Campos

Reunião definiu detalhes da programação

Seguindo o slogan do governo Riverton Mussi “Trabalhando para todos”, a Fundação Macaé de Cultura fecha uma parceria inédita em Macaé para a semana da criança. Trata-se do evento “Consciência Ampla Cultural - Macaé”. Um projeto de Responsabilidade Social da Ampla que integra educação e cultura, afinal, especialistas confirmam que para o progresso de um povo, esta integração é primordial, pois tem como objetivo trabalhar a consciência da população através de investimentos em projetos sociais que sensibilizam as pessoas a zelar pela cultura, educação e cidadania hoje, amanhã e sempre.

O evento terá início no dia 8 de outubro no Teatro Municipal de Macaé, com o encontro de vários nomes famosos da música, da dança, do teatro e da literatura. As atividades seguem até o dia 11, com inúmeras oficinas ocorrendo simultaneamente, sendo que concentradas no Centro Macaé de Cultura.

De acordo com Simone Lopes (Ampla), este evento abrange todo o corpo estudantil, as famílias e os profissionais nas áreas de educação, pedagogia e cultura. “Esta será primeira vez que Macaé foi contemplada e desta forma contribuímos para fortalecer o exercício da cidadania na região”.

Algumas presenças como Bia Bedran, Daniel Azulay, Alcione Araújo, Lúcia Fidalgo, Antônio Torres e Martinho da Vila - que lançará seu livro- já estão confirmadas. Como também os encontros literários; contadores de história; música; teatro e dança; oficinas de criação; exposição de arte e alguns filmes premiados são algumas das atrações confirmadas. Para completar esta programação o Festival apresenta a inédita mostra “O Melhor de Anima Mundi”, uma seleção dos principais filmes de animação nacionais e estrangeiros da Mostra 2007/2008, preparada especialmente para o evento. Tudo isso “inteiramente gratuito”.

Atraída pelo projeto, a Presidente da Fundação Macaé de Cultura e Secretária de Cultura, Sheila Polly declarou: “Nós que fazemos a gestão cultural na cidade de Macaé, acreditamos que essa parceria da Ampla com o nosso município só tem a acrescentar, ampliando o conhecimento e os horizontes da família macaense num todo. O que julgamos ser muito importante para construirmos a consciência cultural do nosso povo”.