Cultura inova com curso profissionalizante

09/03/2009 15:47:00 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Luiz Bispo

Escola também oferece cursos livres nas áreas de Teatro, Música e Artes Plásticas

A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), criada em 2003, vem crescendo a cada ano e desenvolvendo um trabalho muito responsável e técnico para a comunidade macaense. Entre as novidades deste ano, anunciadas pelo subsecretário de Cultura, Ely Peron Frongilo, está o Curso Técnico Profissionalizante de Canto, atendendo a solicitação antiga dos alunos. A escola também oferece cursos livres nas áreas de Teatro, Música e Artes Plásticas. As inscrições já estão abertas para todos os cursos.

- O curso de Canto foi uma conquista muito importante para a escola. Demos um passo importante para a cultura macaense. Os nossos alunos possuem um potencial extraordinário, logo temos que estar preocupados em inovar e expandir sempre, disse o diretor da Emart, Bruno Py.

Para atender à grande demanda dos cursos foram abertos os três turnos - manhã, tarde e noite, das 9h às 21h. A escola fica no Centro Macaé de Cultura, na Avenida Rui Barbosa 780 (terceiro andar), atendendo pelo telefone 2759-0889. A secretaria fica aberta entre 10h e 17h30.

Para o curso de Técnico em Artes Cênicas, são 50 vagas por ano. O curso de Técnico em Interpretação Musical, com habilitação em canto ou instrumento (ênfase em Baixo Elétrico, Bateria, Guitarra, Piano, Saxofone, Violão ou Violino), oferece 23 vagas por ano. Já o curso livre de Percepção Musical foi dividido em quatro níveis a partir de 14 anos, e oferece 240 vagas por semestre.

Os cursos livres de Prática de Grupo e Coral, possuem 40 vagas por semestre para cada um e o de Iniciação Musical, 30 vagas por semestre. O único pré-requisito para os três é a idade do aluno, que deve ser a partir de 14 anos. Já o de Teatro para Adolescentes, os interessados devem ter de 13 a 16 anos com duas turmas e 60 vagas por semestre. Com o mesmo número de vagas e turmas, o curso livre de Teatro Infantil abre espaço para a garotada de oito a 12 anos.

Com quatro turmas e 120 vagas por semestre, o curso livre de Musicalização Infantil abre inscrição para a galerinha de seis a 13 anos. O curso livre de Desenho oferece 20 vagas; o de Pintura e Escultura, 40 por semestre.

Com uma diversidade enorme, o curso livre de Instrumento Musical abre 326 vagas nas áreas Baixo Elétrico (16); Bateria (18); Canto (60); Flauta Transversa (26); Guitarra (28); Percussão (20); Piano (22); Teclado (28); Viola (16); Violão (52); Violino (22) e Violoncelo (18).

Outra atividade bastante concorrida é o Coral da Cidade de Macaé, que está oferecendo 40 vagas. O maestro Wilson dos Santos Souza ressalta que a temporada de testes está aberta. Os testes podem ser feitos todas as terças e quartas-feiras das 20h às 22h, no auditório Benedito Lacerda, localiza no terceiro andar da Fundação Macaé de Cultura.