Cultura macaense rumo à Brasília

22/12/2009 15:31:17 - Jornalista: Eloísa Seady

Ao término da 2ª Conferência Estadual de Cultura, que reuniu mais de 800 participantes, no Palácio Capanema, no Rio, Macaé de forma inédita, saiu com dois delegados eleitos. Gabriel Emerik e Fátima Jorge Lelis vão para representar a região Norte na Conferência Nacional de Cultura, que acontece em março de 2010 em Brasília.

A Fundação Macaé de Cultura que atendeu aos apelos da classe artística, e realizou a Conferência Municipal de Cultura, dentro do prazo, cumprindo todas as exigências do Ministério da Cultura (MINC). A presidente Sheila Polly possibilitou a ida dos delegados municipais eleitos a participar da conferência estadual.

- Estou muito feliz e agradecida ao empenho dos delegados macaenses que participaram ativamente do processo e lutaram para que a nossa cidade conseguisse a vaga entre a delegação que seguirá para Brasília. Diante deste resultado, escrevemos na história do município um feito inédito. Mas a luta está só começando e nós estamos prontos para vencer todos os obstáculos que surgirem para que tenhamos um crescimento e um desenvolvimento social bem definido dentro da cultura do nosso município, frisa a presidente.

Participante ativa da cultura macaense, Fátima Jorge, comemora a eleição.

- O sentimento de todos era quase que unânime, de formar uma política pública descentralizada, voltada para o interior. Todos os eixos apresentaram propostas coerentes e importantes para o Plano Estadual de Cultura, que era o foco, mas não só na área de investimento, mas, também na de resgate, afirmou.

Para Gabriel, a Conferência teve duplo sabor de vitória.

- Participar como delegado já foi de extrema importância, passar a ser membro da Comissão do Plano Estadual de Cultura mais ainda, já que passo a atuar diretamente com a Secretaria Estadual na elaboração do Plano Estadual de Cultura, disse o delegado, acrescentando que a meta em Brasília é lutar pelas melhorias de políticas públicas destinada ao estado do Rio.

O evento

No evento esteve presente o representante do Ministério da Cultura no Rio, Adair Rocha, a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, que certificou a formação de uma comissão com membros das oito regiões do Estado - Noroeste, Norte, Serrana, Centro-Sul, Baixadas Litorâneas, Metropolitana, Médio Paraíba e Costa Verde- para participar da elaboração do Plano Estadual de Cultura.

Dentre os 440 delegados eleitos nas Conferências Municipais e Intermunicipais que representam os 67 municípios fluminenses envolvidos no processo, 44 foram escolhidos para formar a delegação que representará o Rio de Janeiro na Conferência Nacional de Cultura, em março levando propostas de âmbito nacional.

O representante do Ministério da Cultura, Adair Rocha acredita que o Rio de Janeiro vai apresentar um trabalho diferenciado: “Tenho participado de muitas conferências pelo Brasil afora, mas estou contente porque vamos reproduzir o resultado dessa aqui na Conferência Nacional, com muita criatividade, do jeito que o Rio é”.