Curso Clube de Xadrez-Cuca Legal segue nesta terça

01/09/2015 10:13:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

O xadrez pedagógico é voltado para alunos acima de dez anos, desenvolve habilidades e comprometimento no desempenho escolar

A formação “Clube de Xadrez- Cuca Legal” continua nesta terça-feira (1° de setembro), das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Cetep, ministrada pelo professor da rede municipal Claiton Franco. A programação é direcionada a professores, orientadores e auxiliares de serviços da rede municipal de ensino, visando formar multiplicadores na modalidade. O xadrez conta com dois jogadores que conduzem peças de cores diferentes colocadas sobre um tabuleiro de 64 casas, e é disputado com intenso raciocínio lógico e estratégico.

Com início na segunda-feira (31), o curso foi ministrado por Jorge Achilles e contou com profissionais de várias unidades de ensino. Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta é ampliar a prática para que sejam promovidos torneios nas escolas. "O xadrez é ferramenta educativa para o desenvolvimento das matérias de base. Não vamos esquecer que pode ser considerada uma atividade pedagógica que proporciona desenvolvimento cognitivo, psicossocial e de planejamento. A prática contribui para concentração dos estudantes em disciplinas como Matemática e Língua Portuguesa”.

Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, a prática do xadrez vai movimentar as escolas e reforçar o desenvolvimento da capacidade de planejamento, concentração, autonomia e espírito competitivo. Já o professor Jorge Achilles ressaltou que a intenção é criar um cronograma de visitas nas escolas que contam com professores participantes do curso para oferecer oficinas aos alunos. “O xadrez possibilita melhor rendimento na sala de aula e em provas”. Ele lembrou que cada vez mais os alunos da rede municipal se interessam em aprender a modalidade. “Muitos alunos preferem se dedicar a esta atividade que aguça o intelecto”, disse.

Aprovação - O curso foi alvo de elogios. Entre os participantes estavam os professores Margarete da Silva Cunha (Aterrado do Imburo) e Rodrigo Costa (Interagir e Ancyra Gonçalves Pimentel). “O xadrez é importante. Com certeza, a prática vai contribuir com a concentração e raciocínio lógico dos alunos”, contaram.

Segundo o coordenador de Esportes da rede municipal, Cláudio Artilles, hoje, o xadrez faz parte da grade curricular das turmas de 6º ao 9º ano. A programação do “Clube de Xadrez-Cuca legal” visa abordar atividades que poderão ser desenvolvidas junto aos alunos, no que se refere ao desenvolvimento das competências e habilidades. “No curso, elaboramos um módulo prático e teórico das regras básicas do xadrez. A proposta é formar professores capacitados em trabalhar o xadrez nas escolas”.

Lei - Em virtude das vantagens pedagógicas, a rede segue a lei municipal 2.891/07 que institui a prática de xadrez nas escolas em prol do desenvolvimento integral do aluno. Um dos destaques é o xadrez lúdico, indicado a crianças até dez anos, pois aborda a modalidade para o lazer e ajuda a criança a se adaptar aos compromissos da escola. Já o xadrez pedagógico é voltado para alunos acima de dez anos, desenvolve habilidades e comprometimento no desempenho escolar.