Curso de Capacitação de Empregado Doméstico tem aula prática

28/08/2008 11:52:03 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O curso gratuito de capacitação de empregado doméstico, que tem 36 alunos, oferece também aulas práticas. Segundo a aluna Eliane Nogueira da Silva, a última oficina, ocorrida na terça-feira (26), foi muito importante. “Aprendemos toques do dia-a-dia como a decoração dos pratos, aproveitando cascas, folhas e outras coisas que são dirigidas à decoração, uma vez que pelo visual, as pessoas são atraídas pelos pratos, havendo utilidade para todos os ingredientes dos alimentos”, conta Eliane.

Resultado da parceria entre o Programa Macaé Cidadão e a secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), o curso está tendo suas oficinas no Centro de Qualificação do Trabalhador na sede da Semtre. Saladas, molhos e variedades gastronômicas também são ministrados aos aprendizes por profissionais do Gourmet Tony Donato e pelo chefe de cozinha Davi Concenza.

As aulas começaram no dia oito de julho e terão duração de quatro meses, terminando no início do mês de outubro. As aulas são realizadas n aRua Dr. Telio Barreto 28, duas vezes por semana. A dona-de-casa Mariluzi Nascimento dos Santos ressalta que a gratuidade do curso é um fator decisivo. Já a auxiliar de serviços gerais e ajudante de cozinha Fabiana Rattes Ferreira acha que muitos não têm a oportunidade de pagar um curso como esse, que além de oferecer certificado de conclusão, vai encaminhar os trabalhadores à inserção no mercado de trabalho. “Vou conhecer melhor meus direitos como empregada doméstica”, pontua a doméstica Carmen Lúcia Santos de Jesus.

Entre os conteúdos do curso de capacitação estão aulas práticas (oficinas), quando dos alunos visitarão hotéis, restaurantes e ateliês na cidade, para conhecer de perto mecanismos como arrumação de quartos e mesas, além de atividades culinárias. Já a parte teórica consiste em ações com equipe multiprofissional: a psicóloga orienta o público alvo sobre ética no trabalho, enquanto a nutricionista ensina acerca de alimentação saudável.

Uma engenheira alimentar explica a respeito de armazenamento de alimentos utilizando o freezer. Já o gastrônomo faz referência a pratos sofisticados e básicos. Etiqueta, técnica de arrumação e, até corte e costura, também são temas ministrados aos participantes dos cursos. Segundo a coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, a equipe que ministra as aulas foi escolhida porque é composta por profissionais de excelência.

O curso também conta com a participação de um advogado que explica aos participantes os direitos e deveres de empregadores e empregados. Já um enfermeiro aborda assuntos como primeiros socorros em caso de necessidade. Orçamento doméstico, higienização e recursos humanos também são assuntos tratados durante o curso.

O secretário executivo de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, enfatizou a importância de os órgãos públicos atuarem em sinergia em prol da inclusão social e do desenvolvimento de Macaé. “Em nossa cidade, a competitividade é grande, sendo muito importante a qualificação profissional”, ressalta, lembrando às domésticas que buscam se aperfeiçoar que muitos obstáculos e barreiras deverão ser vencidos por elas até o fim do curso. “Perseverança é fundamental”, aconselha o secretário.