Curso de capacitação em empregado doméstico termina no dia 8

01/10/2008 15:44:06 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O curso de capacitação em empregado doméstico, realizado gratuitamente pelo Programa Macaé Cidadão para 32 pessoas, na Central de Atendimento Especializado no Trabalhador (Caet), termina no próximo dia 8. Segundo a coordenadora geral do programa, Amélia Augusta Guedes, os alunos certamente absorveram potenciais que farão a diferença no mercado de trabalho. “Estaremos investindo em cursos futuros para satisfazer as demandas por profissionais qualificados”, comenta.

Ela acrescenta que após o fim do curso, os alunos estarão cadastrados na Caet, órgão vinculado à secretaria de Trabalho e Renda, para inserção no mundo do trabalho. De acordo com a professora que está ministrando treinamento sobre comportamento social e profissional, Manuella Machado, suas aulas visam promover a auto-estima dos alunos, além de ensinar-lhes conteúdos acerca de postura correta, forma ideal para prestar atendimento à mesa, higiene, uso de uniformes, preparo para receber visitas a nível formal e informal.

- A nível formal, os profissionais estão aprendendo a servir almoços ou jantares à americana ou à francesa. Já os eventos íntimos, como o tradicional churrasco, são ocorrências informais – ensina Manuella.

No curso de capacitação em empregado doméstico houve ensinamentos de psicóloga, que falou a respeito de ética no trabalho. Enquanto a nutricionista explicou os mecanismos de uma alimentação saudável. Já o advogado orientou os empregados domésticos sobre os direitos e os deveres de empregadores e empregados. Um enfermeiro ensinou-os a dominar conhecimentos sobre primeiros socorros. Orçamento doméstico foi tema de aulas de um gestor de Recursos Humanos.

O secretário executivo de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, enfatizou a importância dos órgãos públicos atuarem em sinergia em prol da inclusão social e do desenvolvimento de Macaé.

- Em nossa cidade, a competitividade é grande, sendo muito importante a qualificação profissional - ressalta, lembrando às domésticas que buscam se aperfeiçoar que muitos obstáculos e barreiras deverão ser vencidos por elas. “Perseverança é fundamental”, aconselhou o secretário.

Amélia Guedes frisou ainda que além dos subsídios aos empregados para enfrentarem o dia-a-dia no mercado de trabalho, também é objetivo do Macaé Cidadão oferecer conceitos de cidadania. “É imprescindível que os profissionais reforcem o bom desempenho de suas atividades e adquiram novos conhecimentos que lhes proporcionarão melhor qualidade de vida”, orientou.

As aulas acontecem todas as terças-feiras e quartas-feiras entre 18h e 20h. A duração é de três meses, totalizando 26 aulas, além das visitas monitoradas. Para a aluna Kátia Moreira, o curso tem sido bom porque a ensinou diversas atividades. “Aprendi a conhecer as receitas como lasanhas, saladas e molhos; higienização; primeiros socorros, pois alguém da casa onde eu trabalhar pode passar mal com engasgamento ou problemas cardíacos” conta.

- Além do mais, tive estágio em ateliê, estufa e hotel onde pude observar como é feita a arrumação de camas, mesas, o manuseio das lavanderias e onde conheci o funcionamento de cozinhas e restaurantes - demonstra Kátia. Ela finaliza dizendo que gosta de fazer este trabalho e este amor é fundamental, pois desde que se entra em uma atividade profissional deve-se fazer os serviços com prazer.