Curso de cuidador de crianças chega ao fim

05/12/2008 16:18:07 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Termina na próxima quarta-feira (10) o curso de cuidador de crianças, quando 50 alunos receberão certificado de conclusão, após três meses de aulas práticas e teóricas. O evento será realizado no Colégio Municipal Professora Maria Izabel Damasceno Simão, às 18h30. O curso foi uma promoção da coordenadoria geral do Programa Macaé Cidadão, da prefeitura de Macaé, cuja coordenadora é Amélia Augusta Guedes.

Segundo a coordenação do curso, os alunos estão realizados, pois tiveram enriquecimento no qual suas competências e habilidades foram trabalhadas, de forma a estarem aptos a atuarem com eficácia no universo infantil. A experiência de vida de cada um foi respeitada para contribuir de forma substancial à formação como cuidador de crianças.

O curso está em sua oitava edição e é muito requisitado devido à demanda por qualificação em prol de atendimento com excelência técnica às crianças. As aulas aconteceram no auditório do Colégio Maria Izabel, na Rua Francisco Portela 409, todas as segundas e quintas-feiras.

As aulas foram dadas por equipe interdisciplinar, composta, entre outros, por psicólogos, pedagogos, musicoterapeuta, odontopediatra, enfermeiro e psicomotricista. A coordenação lembra também que foram realizadas reuniões entre os professores do curso, visando integração entre as áreas correlacionadas em prol da capacitação e da qualificação em cuidador de crianças. Foi criado cadastro de reserva para futuras inserções em outras edições do curso, uma vez que a procura por vagas é grande.

Como foi o curso de cuidador de crianças

No curso, aconteceram aulas teóricas e práticas, além de apoio de equipe de profissionais que atuam em conjunto. Uma nutricionista mostrou a alimentação infantil ideal e a importância do aleitamento materno; enfermeiro tratou dos primeiros socorros e das principais demandas de problemas de saúde com as crianças; psicólogo desenvolveu atividades referentes à afetividade das crianças.

Além disso, profissional de Recursos Humanos refletiu sobre a empregabilidade e o mundo do trabalho, onde o cuidador de criança pode atuar. Já um pedagogo trabalhou acerca da importância dos brinquedos educativos e das brincadeiras em prol do desenvolvimento do público alvo.

Também deram aulas um contador de histórias, que trabalhou com a importância das histórias para o imaginário infantil, um odontopediatra, que falou a respeito da prevenção às cáries e higiene bucal, além de um musicoterapeuta, que desenvolveu habilidades e conhecimentos sobre o universo sonoro nos primeiros anos de vida.

Já o profissional de Educação Inclusiva quebrou os paradigmas e eliminou os estigmas no referente à exclusão de crianças especiais nas escolas e na sociedade. Trabalho laboral com atividades corporais lúdicas foi enfatizado por um psicomotricista, enquanto um advogado explicou temas sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a respeito de adoção.